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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Alimentação infantil no primeiro ano de vida: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Luana Miranda da Silveira
primer Tutor: Marlene Azevedo Magalhaes Monteiro
Resumen: A alimentação complementar é definida como a oferta de outros alimentos ou líquidos à criança em adição ao leite materno. As práticas alimentares no primeiro ano de vida constituem grande importância na formação dos hábitos alimentares. Mas o sucesso da alimentação infantil dependerá da contribuição dos profissionais de saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar as orientações sobre a alimentação infantil para crianças no primeiro ano de vida e a contribuição das práticas educativas dos profissionais de saúde. Metodologicamente configura uma Revisão Integrativa. O levantamento bibliográfico abrangeu as publicações de 2002 a 2012, onde as bases utilizadas foram SCIELO, MEDLINE, LILACS e CERES: NUTRIÇÃO & SAÚDE UERJ. A amostra final foi composta por 17 artigos. Dentre os estudos selecionados, 58,8% dos autores são nutricionistas, procedentes grande parte do Sudeste (70,5%) e a maioria com titulação de doutorado (53,0%). Quanto ao tipo de pesquisa, os artigos foram mais utilizados (94,1%) comparados as dissertações (5,9%), bem como os com delineamento quanti-qualitativo (35,2%). Houve grande diversificação de instrumentos para a coleta de dados. Observou-se também que os objetivos se mostraram claros em relação ao proposto e, através deles foram geradas quatro temáticas que foram discutidas de acordo com os resultados, conclusões e recomendações de cada autor dos estudos selecionados. Conclui-se que para alcançar uma alimentação infantil saudável é necessário, por parte dos profissionais de saúde, o reconhecimento dos aspectos simbólicos e culturais da alimentação infantil, permitindo maior proximidade entre o profissional de saúde e os cuidadores da criança.
Abstract: Complementary feeding is defined as the provision of other foods or liquids to the child in addition to breast milk. Feeding practices during the first year of life are very important in the formation of eating habits. But the success of infant feeding will depend on the contribution of health professionals. The present study aims to analyze the guidelines on infant feeding for children in the first year of life and the contribution of the educational practices of health professionals. Methodologically configures an integrative review. Bibliographical survey publications from 2002 to 2012, where the bases were used SciELO, MEDLINE , LILACS and CERES : HEALTH & NUTRITION -UERJ . The final sample consisted of 17 items. Among the selected studies, 58.8 % of the authors are dietitians, coming largely from the Southeast (70.5%) and most with doctorates (53.0%). Regarding the type of research articles have been most frequently used (94.1%) compared dissertations (5.9%), as well as with quantitative and qualitative research design (35.2%). There was great diversity of instruments for data collection. It was also observed that the goals proved clear regarding the proposed and, through them four themes that were discussed according to the results, conclusions and recommendations for each author of the selected studies were generated. It is concluded that to achieve a healthy infant feeding is necessary, on the part of health professionals, recognizing the symbolic and cultural aspects of infant feeding, allowing greater proximity between the health professional and the care of the child.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNMD9
Fecha del documento: 14-dic-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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