Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LUQZU
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dc.contributor.advisor1Geralda Fortina dos Santospt_BR
dc.creatorDara Leonarda Marçalpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:55:38Z-
dc.date.available2019-08-09T23:55:38Z-
dc.date.issued2014-02-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LUQZU-
dc.description.abstractIn Brazil, the current health scenario is marked by the rise of chronic noncommunicable diseases as a result of increased adoption of unhealthy life, especially poor diet and physical inactivity. One of the biggest challenges the treatment of hypertension has been the lack ofadherence to treatment , constituting a major problem faced by healthcare professionals , making health education an important aspect in the treatment because it facilitates behavior change towards better quality of life . This study aims to evaluate educational activitiesdeveloped in the Health Units aimed at improving patients' adherence to measures to control hypertension. Have consulted the publications of the Virtual Health Library , indexed in LILACS and SciELO sources of data and three scientific productions according to the inclusion criteria were selected . It is concluded that the health team must be a constant healtheducator and actions within the health units should be emphasized that promotes the practice and adherence of these patients with hypertension and physical activities.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o cenário atual da saúde é marcado pelo aumento das doenças crônicas não transmissíveis como consequência do aumento da adoção de estilos de vida pouco saudáveis, com destaque para a alimentação inadequada e a inatividade física. Um dos maiores desafios do tratamento da hipertensão arterial tem sido a falta de adesão ao tratamento, constituindo-se num dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais de saúde, tornando a educação emsaúde um aspecto importante no tratamento, pois favorece a mudança de comportamentos em prol da melhor qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo conhecer ações educativas desenvolvidas nas Unidades de Saúde que visem a melhorar a adesão dos pacientes àsmedidas de controle da hipertensão arterial. Consultaram-se as publicações da Biblioteca Virtual de Saúde, indexados nas fontes de dados LILACS e SCIELO e foram selecionadas três produções científicas de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos. Conclui-se, que a equipe de saúde deve ser um constante educador em saúde e que ações no âmbito das Unidades de Saúde devam ser enfatizadas para que favoreça a prática e adesão destes pacientes portadores de hipertensão arterial às atividades físicas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdesão a programa de atividadept_BR
dc.subjectfísicapt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHipertensão arterialpt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleAções educativas e atividade física para pacientes portadores de hipertensão arterialpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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