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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LUQZU
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Geralda Fortina dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Dara Leonarda Marçal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T23:55:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T23:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LUQZU | - |
dc.description.abstract | In Brazil, the current health scenario is marked by the rise of chronic noncommunicable diseases as a result of increased adoption of unhealthy life, especially poor diet and physical inactivity. One of the biggest challenges the treatment of hypertension has been the lack ofadherence to treatment , constituting a major problem faced by healthcare professionals , making health education an important aspect in the treatment because it facilitates behavior change towards better quality of life . This study aims to evaluate educational activitiesdeveloped in the Health Units aimed at improving patients' adherence to measures to control hypertension. Have consulted the publications of the Virtual Health Library , indexed in LILACS and SciELO sources of data and three scientific productions according to the inclusion criteria were selected . It is concluded that the health team must be a constant healtheducator and actions within the health units should be emphasized that promotes the practice and adherence of these patients with hypertension and physical activities. | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil, o cenário atual da saúde é marcado pelo aumento das doenças crônicas não transmissíveis como consequência do aumento da adoção de estilos de vida pouco saudáveis, com destaque para a alimentação inadequada e a inatividade física. Um dos maiores desafios do tratamento da hipertensão arterial tem sido a falta de adesão ao tratamento, constituindo-se num dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais de saúde, tornando a educação emsaúde um aspecto importante no tratamento, pois favorece a mudança de comportamentos em prol da melhor qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo conhecer ações educativas desenvolvidas nas Unidades de Saúde que visem a melhorar a adesão dos pacientes àsmedidas de controle da hipertensão arterial. Consultaram-se as publicações da Biblioteca Virtual de Saúde, indexados nas fontes de dados LILACS e SCIELO e foram selecionadas três produções científicas de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos. Conclui-se, que a equipe de saúde deve ser um constante educador em saúde e que ações no âmbito das Unidades de Saúde devam ser enfatizadas para que favoreça a prática e adesão destes pacientes portadores de hipertensão arterial às atividades físicas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adesão a programa de atividade | pt_BR |
dc.subject | física | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Hipertensão arterial | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.title | Ações educativas e atividade física para pacientes portadores de hipertensão arterial | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
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