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Type: Monografias de Especialização
Title: Utilização do lúdico no atendimento de crianças hospitalizadas em unidades pediátricas: o papel do Terapeuta Ocupacional
Authors: Graziele Carolina de Almeida Marcolin
First Advisor: Anezia Moreira Faria Madeira
Abstract: Trata-se de um tema polêmico, que atualmente vem conquistando espaço no processo de humanização do atendimento à criança hospitalizada. O brincar no contexto hospitalar tem sido visto como uma técnica voltada ao tratamento da criança que padece de internação delonga permanência. O Terapeuta Ocupacional, por sua vez, presenta-se neste contexto como o profissional mais capacitado e apto a desenvolver atividades de estimulação para a criança, utilizando-se do lúdico como subsídio para tratamento da mesma no ambiente hospitalar. Estudos recentes têm investigado este tema empiricamente, disponibilizando publicações científicas importantes para subsidiar o processo da prática baseada em evidências. Dessa forma, este estudo de revisão integrativa utilizou-se de palavras-chave definidas a partir deconsulta aos Descritores em Ciências e Saúde (DeCS), sendo diferentes bases de dados eletrônicas acessadas, utilizando-se os descritores que foram previamente definidos. Foram selecionados para este estudo onze artigos publicados nos idiomas, inglês e português. Os resultados evidenciados pelos estudos identificaram que o brincar no ambiente hospitalar efetivado pelo Terapeuta Ocupacional pode melhorar a exposição de sentimentos da criança, assim como seu humor, vínculo com as demais crianças e familiares presentes no contexto hospitalar e melhorando seu desenvolvimento mesmo em estado de internação. A síntese da literatura disponibilizada pelo presente estudo pode ajudar a nortear terapeutas ocupacionaisnas estratégias de tratamento e de intervenção da criança hospitalizada através do brincar visando promover a participação, desenvolvimento e atividade da criança hospitalizada.
Abstract: This is a controversial topic that is currently gaining ground in the process of humanization of care to hospitalized children. Playing in the hospital setting has been seen as a technique aimed at treating children who suffer from long-stay hospital. The occupational therapist, in turn, ispresented in this context as more skilled professional able to develop activities and stimulation for the child, using the playful as a subsidy for the same treatment in the hospital. Recent studies have investigated this issue empirically, providing important scientific evidence to support theprocess of evidence-based practice. Thus, this study used an integrative literature review is defined keywords from the query and Health Sciences Descriptors Headings (DeCS), with different electronic databases accessed using the descriptors that were previously defined. Wereselected for this study, eleven articles published in languages, English and Portuguese. The results shown by the studies identified that play in the hospital environment effected by Occupational Therapist can improve the exposure of the child's feelings as well as your mood, relationship with other children and family members present in the hospital and improving their development even in state hospital. The synthesis of the literature provided by this study may help guide occupational therapists in treatment strategies and interventio n of hospitalized children through play to promote the participation, development and activity of the hospitalized child.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVPNQ
Issue Date: 14-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD



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