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Type: Monografias de Especialização
Title: Transporte público e mudanças climáticas em Belo Horizonte: avaliação do impacto do projeto Bus Rapid Transit (BRT) para redução de emissão de gases de efeito estufa
Authors: Henrique de Almeida Pereira
First Advisor: Gilberto Caldeira Bandeira de Melo
First Referee: Eduardo Delano Leite Ribeiro
Second Referee: Raphael Tobias de Vasconcelos Barros
Abstract: Este trabalho apresenta as relações entre transporte e mudança climática. Devido a crescente pressão populacional e os recentes incentivos criados pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas faz-se necessário o desenvolvimento de soluções de transporte público para reduzir o impacto climático dos centros urbanos. O caso de Belo Horizonte foi utilizado para discutir a contribuição do sistema de transporte público em termos de emissões e potenciais alternativas para um sistema mais eficiente e menos emissor. O município se prepara para a instalação de 5 sistemas de Bus Rapid Transit (BRT). Sistemas BRT são tecnologias de transporte rodoviário com eficiência de sistemas ferroviários e vem ganhando espaço em países em desenvolvimento devido ao relativo baixo custo de implantação, principalmente se comparado ao metrô. Objetiva-se, portanto, discutir a relação entre transporte e mudanças climáticas avaliando os sistemas BRT como tecnologia mitigadora das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no transporte público. Mais especificamente, buscou-se avaliar as emissões de GEE por transporte público no município de Belo Horizonte por meio de um estudo de caso no BRT da Avenida Antônio Carlos. O estudo aplicou a metodologia do MDL AM0031 BaselineMethodology for Bus Rapid Transit Projects ao projeto da Antônio Carlos quantificando as reduções de emissão. Para tanto, o trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre Mudanças Climáticas e sua relação com o transporte rodoviário. Discute ainda sobre os sistemas BRT e sua aplicação na América Latina permitindo a construção de um paralelo com a situação do Município de Belo Horizonte. Para aplicação da metodologia AM0031, a pesquisa levantou dados operacionais junto a BHTrans detalhando o sistema de transporte público em BeloHorizonte, a frota em operação, consumo de combustíveis, volume de passageiros e demais dados operacionais. O BRT da Avenida Antônio Carlos terá 27 km de extensão e custo estimado de R$ 556milhões. São esperados 25 mil passageiros por hora. Espera-se grande eficiência do sistema uma vez que este operará em pista exclusiva, com estações duplas e ultrapassagem. O sistema contará ainda com estações de embarque com pré-pagamento e sistemas de TI para controle de saídas e chegadas. Hidalgo (2008) avaliou a eficiência de sistemas BRT e metrô concluindo que ambos operam em faixas equivalentes entre 20.000 e 40.000 passageiros hora sentido (PHS) transportados.Este trabalho demonstra que as reduções de emissão de gases de efeito estufa oriundas do projeto totalizam 59.393 tCO2e por ano, o que representa 61,83% de redução em relação ao sistema atual de transporte urbano nesta via. Em termos absolutos, conclui-se que aredução do projeto é insignificante em relação as emissões totais do município, que totalizaram, em 2007, 3,18 milhões de tCO2e (1,86%). Entretanto, a aplicação de sistemas BRT em grande escala pode ter um impacto significativo se reduções da ordem de 60% também forem alcançadas nos demais sistemas BRT em avaliação. As emissões oriundas de fontes móveis correspondem a 80% das emissões do escopo setorial de energia em Belo Horizonte, destas o diesel é a segunda fonte mais representativa totalizando 687.712 tCO2e em 2007.
Subject: Efeito estufa (Atmosfera)
Impacto ambiental
Engenharia sanitária
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9M8FUQ
Issue Date: 4-Nov-2009
Appears in Collections:Especialização em Engenharia Sanitária e Tec. Ambiental

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