Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWHKB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Atendimento pré-hospitalar: uma abordagem sobre a formação específica do enfermeiro
Autor(es): Alexandra Roberta da Cruz
Primeiro Orientador: Anezia Moreira Faria Madeira
Primeiro membro da banca : Anadias Trajano Camargos
Resumo: No Brasil, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é uma área emergente para atuação de enfermeiros. Assim, com o intuito de oferecer subsídios para construção e planejamento de programas de formação e capacitação de enfermeiros em APH, bem como para uma melhor assistência ao indivíduo acometido pelo trauma, objetivou-se analisar a formação pessoal/profissional do enfermeiro para atuar no APH. Neste sentido, optouse pela revisão integrativa da literatura, como recurso metodológico. A busca de artigos foi realizada nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): SciELO, Lilacs e Medline por meio dos descritores: formação de enfermagem em urgência; educação em enfermagem; graduação em enfermagem; disciplina de atenção préhospitalar; enfermeiro em Atenção Pré-hospitalar (APH); e trauma. Foram capturados 15 artigos, por combinação dos descritores, lidos seus resumos e selecionados aqueles que atendiam à pergunta norteadora e o objetivo do estudo. Além disso, foram consultados documentos do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem. Sendo assim, a amostra final foi constituída por 11 artigos, que depois de lidos na íntegra foi possível apreender as duas categorias de análise do estudo: A formação do enfermeiro para atuar no APH; e A atuação do enfermeiro no APH. No que se refere à formação do profissional em APH, os resultados revelam a existência de um déficit no contexto das diretrizes curriculares nas instituições formadoras, de forma a atender às necessidades da atenção integral às urgências e escassez de programas ou cursos de capacitação que atendam a necessidade de formação específica, qualificada e adaptada ao padrão brasileiro. Assim sendo este trabalho aponta para necessidade de maior atenção na formação do enfermeiro para atuação em APH, e que o desenvolvimento do currículo não se limita ao ensino em uma disciplina, mas perpassa todas as práticas que se dão no interior do processo educativo.
Abstract: In Brazil, the Pre-Hospital Care (APH) is an emerging area for practice nurses. Thus, in order to offer subsidies for construction and planning of training programmes and training of nurses in APH as well as for a better assistance to the individual affected by the trauma, aimed to analyze the personal/professional training of nurses to serve on APH. In this sense, we opted for the integrative review of literature, as methodological feature. The search for articles was held in the databases of the Virtual Health Library (VHL): SciELO, Lilacs and Medline using the descriptors nursing training in urgency; education in nursing; degree in nursing; discipline of prehospital attention; nurse note pre-hospital (APH); and trauma. 15 articles were captured, where they were read their abstracts and selected those who attended to the guiding question and the purpose of the study. In addition, documents were consulted by the Ministry of health and the Federal Council of nursing. Thus, the final sample was composed of 11 articles, which after read in its entirety was unable to apprehend the three categories of study analysis: The training of nurses to work in PHC, and the work of nurses in PHC. As regards professional training in APH, the results reveal the existence of a deficit in the context of the curriculum guidelines in training institutions, in order to meet the needs of integral attention to the emergency room and shortage of programs or training courses that meet the need for specific training, qualified and adapted to the Brazilian standard. Points to need for greater attention to the training of nurses to practice in APH, and that the development of the curriculum is not limited to teaching in a discipline, but permeates all practices that are within the educational process.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWHKB
Data do documento: 20-Fev-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alexandra_final.pdf177.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.