Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWJ6L
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A educação em saúde direcionada para a qualificação do agente comunitário: experiências e práticas |
Autor(es): | Aline Eliane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Leonardo Tadeu de Andrade |
Primeiro membro da banca : | Delma Aurelia da Silva |
Resumo: | O presente estudo é uma revisão integrativa que teve como objetivo avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre ações de educação em saúde ofertadas aos agentes comunitários, nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Para a seleção dos estudos foram usadas duas bases de dados: LILACS e SciELO. Foram encontradas 142 publicações, das quais 18 foram selecionadas para análise. Os resultados mostraram que as capacitações abordaram temas diversos, com metodologia crítico-reflexiva. Porém, foram realizadas, em sua maioria, por grupos de pesquisa com fins acadêmicos, sendo capacitações pontuais e não educação permanente. Conclui-se que há necessidade de desenvolvimento e incorporação de tecnologias que apoiem a identidade e formação do agente comunitário, integrando as diferentes dimensões de sua atuação a fim de fortalecer o compromisso e a solidariedade do agente de saúde com a comunidade e prover condições para a apropriação, pelo agente de saúde, do instrumental adequado e necessário para lidar com os problemas de saúde do grupo. |
Abstract: | This article is an integrative review aimed to assess the evidence available in the literature on education activities offered to community health staff in Primary Health Care services to the study selection two databases were used: LILACS and SciELO. There were found 142 publications, of which 18 were selected for analysis. The results showed that the training addressed several topics with critical-reflexive methodology. However, were carried out, mostly by research groups with academic purposes, with specific skills and not permanent education. It is concluded that there is need for development and adoption of technologies that support the formation of identity and community worker, integrating the different dimensions of its work to strengthen the commitment and solidarity of health agent with the community and provide conditions for the appropriation by a health worker, the instrumental appropriate and necessary to deal with the health problems of the group. |
Assunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWJ6L |
Data do documento: | 15-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aline_eliane_vers_o_final_para_gravar___encaminhada_por_emai.pdf | 157.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.