Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYJWA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Anadias Trajano Camargospt_BR
dc.contributor.referee1Anezia Moreira Faria Madeirapt_BR
dc.creatorTatiane da Silva Campospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:46:13Z-
dc.date.available2019-08-11T18:46:13Z-
dc.date.issued2014-03-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYJWA-
dc.description.abstractSmoking is a major preventable cause of premature death and disability worldwide. Helping smokers to quit smoking is one of the most cost-effective interventions available in clinical practice. Thus promote smoking cessation should be top priority in all countries and for all health professionals. Since 2003 Brazil implemented a policy that mandates the presence of images on cigarette packs, showing most of the problems that smoking can cause. Was outlined as a goal of the study is to analyze the articles that describe the impact of advertising images on cigarette packs that contribute to smoking cessation. This is a study of Integrative Review. Initially there was a search and 7 articles were available in selected databases Bireme, Lilacs and SciELO, in Portuguese, which treat the subject proposal and that were published in the last 10 years (2003-2012). The data that emerged from the survey were analyzed and included in the review who met the study objective. The results of this study allow us to conclude that the authors still contradict, and that there is an opinion about the real impact that the images bring to smoking cessation. Based on the studies we conclude that further studies will be needed and get more knowledge about how to use public policies to improve assistance to tobacco users and promote quality of life for the population.pt_BR
dc.description.resumoO tabagismo é uma das maiores causas evitáveis de morte prematura e incapacidade no mundo. Ajudar os fumantes a parar de fumar é uma das mais rentáveis intervenções disponíveis na prática clínica. Assim, promover a cessação do tabagismo deve ser prioridade principal em todos os países e para todos os profissionais de saúde. A partir de 2003 o Brasil implantou a política que torna obrigatória a presença de imagens nos maços de cigarro, demonstrando grande parte dos problemas que o cigarro pode causar. Delineou-se como objetivo do estudo analisar os artigos que descrevem o impacto das imagens de propaganda nos maços de cigarro e que contribuem para a cessação do tabagismo. Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa. Inicialmente houve uma busca e foram selecionados 7 artigos disponíveis nas bases de dados do Bireme, Lilacs, e Scielo, na língua portuguesa, que tratam a temática proposta e que foram publicados nos últimos 10 anos (2003 a 2012). Os dados que emergiram da pesquisa foram analisados e incluídos na revisão aqueles que atenderam ao objetivo do estudo. Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que os autores ainda que se contradizem, e que não existe uma opinião formada sobre os reais impactos que as imagens trazem para a cessação do tabagismo. Com base nos estudos realizados podemos concluir que será necessário realizar novos estudos e obter maiores conhecimentos a respeito de como utilizar as políticas públicas para melhorar a assistência prestada aos usuários de tabaco e promover qualidade de vida à população.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropagandas de cigarropt_BR
dc.subjectImagens maços de cigarropt_BR
dc.subjectCessação do tabagismopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleCessação do tabagismo: o impacto das imagens de propagandas nos maços de cigarropt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_tatiane_da_silva_campos___cefpeps_encaminhado_por_email.pdf218.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.