Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9N4L89
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Competência informacional na gestão de instituições de ensino superior privadas
Autor(es): Joubert Roberto Ferreira Fidelis
Primeiro Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa
Primeiro membro da banca : Beatriz Valadares Cendon
Segundo membro da banca: Bernadete Santos Campello
Terceiro membro da banca: Manoel Palhares Moreira
Quarto membro da banca: Pedro Claudio Coutinho Leitão
Resumo: A Competência Informacional, um constructo que correlaciona habilidades, atitudes e conhecimentos necessários a um tratamento adequado da informação para suportar o processo decisório e a elaboração de estratégias de crescimento das organizações, possui inúmeras pesquisas realizadas na área educacional, mas ainda é pouco desenvolvida nos ambientes de trabalho. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender o que é Competência Informacional nos Ambientes de Trabalho, tendo como objeto de estudo as instituições de ensino superior privadas, sem fins lucrativos. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados foram fundamentais neste processo de pesquisa, pois se trata de uma tentativa de se determinar a constituição de um atributo subjacente a um indivíduo e de caráter extremamente subjetivo: a Competência Informacional. A partir, principalmente, do conceito de Orientação Informacional, desenvolvido por Marchand, Kettinger e Rollins (2004) e dos padrões de Competência Informacional propostos pela Association of College and Research Libraries (2000), esta pesquisa possibilitou desenvolver um constructo de Competência Informacional voltado para os ambientes de trabalho, levando em conta a rica literatura já publicada sobre o conceito na área educacional. Para verificar a sua validade, foi elaborado e aplicado um questionário aos gestores acadêmicos de um grupo educacional sem fins lucrativos, além de uma entrevista que permitiu um aprofundamento qualitativo do conceito aqui proposto. O questionário permitiu também caminhar, no sentido de se criar um instrumento que permita relacionar as capacidades dos profissionais de lidar com a informação, desenvolver comportamentos e valores informacionais adequados e utilizar a TI para suportar as atividades organizacionais, no sentido de se alcançar um alto padrão de desempenho.
Abstract: Information literacy, a construct that correlates the skills, attitudes and knowledge necessary to give the appropriate treatment of information to support decision making and the development of growth strategies of organizations, with numerous studies in education area is still poorly developed in workplace. Thus, the main objective of this research was to understand what is Information Literacy in the workplace, having as object of study the private nonprofit higher education institutions. The interpretation of the phenomena and the allocation of meanings were fundamental in this process of research, because it is an attempt to determine the constitution of an underlying attribute to an individual and with extremely subjective character: the Information Literacy. From mainly the concept of Informational Orientation, developed by Marchand, Kettinger and Rollins (2004), and Information Literacy standards proposed by the Association of College and Research Libraries (2000), this research allowed to develop a construct of Information Literacy facing workplace environments leading into account the rich published literature on the concept in educational area. To check its validity was elaborated and applied a questionnaire to academic managers of a nonprofit educational group, plus an interview for further qualitative study of the concept proposed here. The questionnaire also allowed walking in order to create a tool, which permits to link the skills of professionals dealing with information, develop appropriate informational attitudes and values and use IT to support organizational activities, in order to achieve a high standard of performance.
Assunto: Ciência da informação
Universidades e faculdades
Competência em informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9N4L89
Data do documento: 30-Ago-2013
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