Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBLXM
Type: Dissertação de Mestrado
Title: "O Menino Poeta" em diferentes versões: um estudo das edições e de aspectos do circuito da obra de Henriqueta Lisboa
Authors: Raquel Cristina Baeta Barbosa
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Referee: Luís Hellmeister de Camargo
Second Referee: Carlos Augusto Novais
Third Referee: Aracy Alves Martins Evangelista
Abstract: A pesquisa tem como objeto analisar cinco distintas versões da obra O Menino Poeta de Henriqueta Lisboa, publicada pela primeira vez em 1943, e construir partes do circuito de comunicação da obra. A obra em questão é reconhecida nacionalmente por ser um marco transitório no contexto de produção da poesia voltada para crianças e jovens e por apresentar temas leves que remetem à infância, ao folclore e à natureza. Além disso, a autora é respeitada por sua dedicação à escrita e por contribuir efetivamente para arte da poesia. A base metodológica da pesquisa é uma análise documental, numa perspectiva histórica. Inicia-se com uma descrição analítica das edições, divulgadas entre 1943 e 2008, com a intenção de apontar as principais características de cada versão, bem como comparar as diferenças entre elas, buscando construir os possíveis protocolos de leitura e os leitores-modelo. Para isso, a análise se foca nos elementos paratextuais, partes da materialidade e também na relação entre as ilustrações e os textos escritos. Posteriormente, a partir do levantamento de documentos presentes na Fortuna Crítica da escritora e no Acervo de Escritores Mineiros, como correspondências, reportagens e críticas literárias, nas informações contidas nos sites das editoras e pelas conversas informais com responsáveis de uma editora, buscou-se ampliar o olhar para o processo de produção e divulgação da obra. Para isso reconstruiu-se parte do circuito de comunicação da obra. O estudo se inseriu em uma área multidisciplinar da Educação, Linguagem, Comunicação e História e se orientou a partir dos estudos da História do Livro, da Sociologia da Leitura e também da Literatura Infantil e Juvenil, especificamente com o foco na poesia. O estudo comparativo entre as publicações de cinco distintas editoras, evidenciou as diferenças entre as edições a partir dos acréscimos, supressões, disposição dos textos, paratextos, inserção de ilustrações e investimentos da editora na materialidade da obra, o que possibilitou construir diferentes protocolos de leitura, distintos direcionamentos das editoras, bem como projetar novos leitores-modelo, ou seja, uma mesma obra foi apresentada com diferentes roupagens garantindo novas obras. As correspondências trocadas entre Henriqueta Lisboa e Mário de Andrade permitiram reconstruir o processo de produção e divulgação da obra pela poetisa, que antecedeu a sua primeira publicação. A análise da Fortuna Crítica, do acervo pessoal da poetisa, dos meios de divulgação da obra, dos sites de duas editoras, dos prêmios recebidos pelas diferentes edições e conversas informais com uma editora possibilitaram a construção de partes do circuito de comunicação da obra e a compreensão da sua circulação, a partir da evidenciação do papel das editoras, dos processos de divulgação, das críticas recebidas por leitores especializados e pelos leitores comuns. O estudo minucioso das distintas versões de uma mesma obra revela que diferentes materialidades produzem diferentes destinações e diferentes obras, novas possibilidades de construção de sentidos, bem como, oportunizam a circulação de um texto poético contextualizado com as demandas de cada época, produzindo, dessa forma, o acesso a novas gerações de leitores e a novas leituras de antigos leitores.
Abstract: This research has the aim to analyze five different versions of the book O Menino Poeta (The Poet Boy), by Henriqueta Lisboa, published for the first time in 1943, and to build parts of the communication circuit of the book. The mentioned book is nationally acknowledged for being a transition mark in the context of poetry production directed to children and youth and for presenting light topics referring to childhood, folklore, and nature. Besides, the author is respected for her dedication to writing and for contributing effectively to the art of poetry. The methodology of this research is a documental analysis in a historical perspective. It starts with an analytical description of the editions, published from 1943 to 2008, with the intention to point the main characteristics of each version, as well as to compare the differences among them, seeking to build the possible reading protocols and reader models. To achieve this goal, the analysis focus on paratextual elements, parts of the materiality, and also on the relationship between illustration and written texts. After, a broad look was given to the process of production and divulgation of the book, through surveys on documents present in the Critical Fortune of the writer and in the Acervo de Escritores Mineiros (Collection of Writers from Minas Gerais), such as mails, articles, and book reviews; information from the publisherss websites; and informal conversations with people responsible for a publishing company. Therefore, part of the book circuit was rebuilt. The study can be inserted in a multidisciplinary area of Education, Language, Communication, and History, and was guided by studies of the History of the Book, Reading Sociology, and Childrens and Youth Literature, focused specially on poetry. The comparative study of the editions of five different publishers showed differences due to addition, suppression, disposition of texts, paratexts, insertion of illustration and investment on the materiality of the book, which allowed the elaboration of different reading protocols, different directions by the publishers, as well as the projection of new reader models, that means that the same book was presented in different appearances, ensuring new books. The letters exchanged between Henriqueta Lisboa and Mário de Andrade allowed the reconstruction of the process of production and divulgation of the book by the poetess, which preceded its first publication. The analysis of the Critical Fortune, the personal collection of the poetess, the means of divulgation of the book, the publisherss websites, the awards received by the different editions, and informal conversations with a publisher allowed the construction of parts of the communication circuit of the book and a comprehension of its circulation, from the disclosure of the role of publishers, the divulgation processes, the critiques received from specialized and common readers. The thorough study of the different editions of the same book shows that different materiality produces different destinations and different books, new possibilities of meaning construction, as well as enables the circulation of a poetic text contextualized with the demand of each period, thereby allowing the access by new reader generations and new reading for old readers.
Subject: Educação
Literatura infanto-juvenil 
Poetas brasileiros
Poesia infantil
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBLXM
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
binder1.pdf9.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.