Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCGKQ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Papéis do contexto das questões de matemática do ENEM: práticas de numeramento envolvidas na discussão com docentes em formação
Authors: Giovanna Cotta Carvalho
First Advisor: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
First Referee: Maria Tereza Carneiro Soares
Second Referee: Jose Francisco Soares
Third Referee: Vanessa Sena Tomaz
metadata.dc.contributor.referee4: Eliane Scheid Gazire
metadata.dc.contributor.referee5: Samira Zaidan
Abstract: Neste trabalho, analisamos práticas discursivas que tematizam a relação das pessoas com conhecimentos, procedimentos e critérios matemáticos por isso consideradas como práticas de numeramento envolvidas na discussão, por docentes em formação, de questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2009 a 2012. Procuramos entender as formas pelas quais esses futuros professores se relacionam com essas questões, não apenas do ponto de vista técnico, focalizando domínio e mobilização de habilidades e competências, mas, principalmente, buscando compreender as posições assumidas em relação a esse exame como marcadas pelas práticas sociais vivenciadas por eles e pelos valores e tensões que as permeiam. Para criar uma circunstância que promovesse tais discussões, realizamos sete oficinas de resolução e discussão de questões de Matemática desse exame com grupos de universitários de vários cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esses universitários destacaram o estilo das questões de Matemática do ENEM sempre contextualizadas como uma mudança em relação às atividades tradicionalmente propostas no Ensino Médio, e discutiram intenções, possibilidades e desafios dessa mudança. Identificamos, nas discussões ocorridas nas oficinas, três papéis que os participantes atribuíam ao contexto das questões: o papel de induzir uma nova relação com a Matemática Escolar no Ensino Médio; o papel de instaurar ou fomentar a preocupação com o desenvolvimento de habilidades de alfabetismo; o papel de configurar os contextos como uma ferramenta para auxiliar na resolução das questões. A reflexão sobre esses papéis buscou, porém, mostrar as tensões e contradições que os envolvem, focalizando a variedade e a mutabilidade das posições assumidas pelos licenciandos. Nesse sentido, embora consideremos positivos os impactos que a proposição de questões contextualizadas num exame nacional possa causar ao ensino da disciplina Matemática na Educação Básica e na formação mais ampla do sujeito para ler, avaliar, apreciar e atuar no mundo, nossa análise, valendo-se da reflexão desses professores em formação, nos indica que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados na elaboração dos itens do ENEM, na construção da prova, na divulgação e na compreensão de suas intenções e na conquista da comunidade escolar, para que as mudanças pretendidas possam repercutir na melhoria da qualidade da Educação para todos.
Abstract: In this paper, we analyze discursive practices that analyze the relationship of people with knowledge, procedures and mathematical criteria so considered numeracy practices involved in the discussion and resolution by teachers in training of questions of this area of the National High School Exam (ENEM) in the years 2009 to 2012. We seek to understand the ways in which these future teachers relate to these questions, not only from a technical standpoint, focusing domain and mobilization of skills and competencies, but mainly trying to understand the positions taken regarding this exam as marked by social practices experienced by them and the values and tensions that permeate them. To create a condition that would promote such discussions, we conducted seven workshops to solve and discuss the Mathematics questions of the examination, with groups of students from various undergraduate courses in Mathematics, from Federal University of Minas Gerais (UFMG). These students highlighted the style of the ENEM Math questions always contextualized as a shift from the traditionally proposed activities in high school, and discussed intentions, opportunities as well as the challenges of this change. We identified, in the discussions that we took place in workshops, three roles that participants attributed to the context of questions: the role of inducing a new relationship with Middle School Mathematics Teaching; the role of establishing or promoting concern for the development of literacy skills; the role of setting contexts as a tool to assist in resolving questions. Reflection on these roles sought, however, to show the tensions and contradictions which involve such roles, focusing on the variety and mutability of positions taken by undergraduates. In that sense, although we consider positive the impacts that the proposition of contextualized questions in a national exam may cause on teaching Mathematics in Basic Education and on the larger formation of the students as far as reading, evaluating, appreciating and acting in the world, our analysis, based on the reflections of those teachers in training, tell us that there are still many challenges to be faced in the preparation of items for ENEM tests, in construction of this test, in the dissemination and understanding of the intentions of the test and the conquest of the school community, so that changes intended may impact on the improvement of the quality of education for all.
Subject: Avaliação educacional
Professores Formação
Educação
Matematica  Estudo e ensino  
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCGKQ
Issue Date: 27-Jun-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovanna_disserta__o_vers_ofinal.pdf4.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.