Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NYLD7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.referee1Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2José Eustáquio de Britopt_BR
dc.creatorHamilton Pulaco Sulopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:53:48Z-
dc.date.available2019-08-13T15:53:48Z-
dc.date.issued2014-08-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NYLD7-
dc.description.abstractWith research now presented, we analyzed the training of teachers in Cabinda, focusing on the subjects which care about teacher education. In this perspective, the research was titled: The study of sociocultural profile of students in EFP - Cabinda from 2010-2013. We seek, through research, to understand who these subjects are, their sociocultural backgrounds, what they attribute to their training, thus building a sociocultural profile. From the information gathered, we seek to understand the reasons that lead them to seek the course of teachers; describe their sociocultural reality; understand their social conditions as well as their personal and professional layout for the profession seeking. To facilitate this research, our empirical universe school are students of teacher training school (EFP) in Cabinda, where we chose a quantitative methodology, with a questionnaire that allowed the data collection that resulted in the construction of their profile. Alongside this construction, we tried to discuss the issue of teacher training in view of the Angolan context, with a historic first foray covering education reform, soon after independence and the second educational reform, resulting from the Law 13/2001 - basic law of the Angolan education system. The results showed that these students are young and poor, mostly men but with a large female representation; mostly do not have an employment contract with any institution and is popular layers with a very low socioeconomic status, and show-oriented teacher education. These students see their education, first as a hold of their dreams, as they inspire vocation for it, and, moreover, the only way to overcome the conditions of poverty they live. Consequently, the analysis of the assessment that students do about their course and teachers reveals that it is positive, so as to warrant their training.pt_BR
dc.description.resumoCom a pesquisa que ora apresentamos, procuramos analisar a formação de professores em Cabinda, com um olhar voltado para os sujeitos que procuram a formação de professores. A pesquisa, intitulada O estudo do perfil sociocultural dos alunos da EFP Cabinda ingressos no período 2010-2013, buscou compreender quem são esses sujeitos, as suas origens socioculturais, o sentido que eles atribuem à sua formação, construindo, assim, um perfil sociocultural dos sujeitos pesquisados. A partir das informações colhidas, buscamos compreender os motivos que os levam a procurar o curso de professorado, descrever a sua realidade sociocultural, entender suas condições sociais, bem como sua disposição pessoal e profissional para o exercício da profissão que buscam. Para tornar possível este estudo, tivemos como um universo empírico os alunos da escola de formação de professores (EFP) de Cabinda. Foi escolhida uma metodologia do tipo quantitativa, com a aplicação de um questionário que permitisse a recolha de dados que resultasse na construção do perfil dos professores. A par dessa construção, procurou-se discutir a questão da formação de professores tendo em conta o contexto angolano, com uma incursão histórica abrangendo a primeira reforma educacional, logo após a Independência, e a segunda reforma educativa, que resulta da lei 13/2001 - Lei de bases do sistema educativo angolano. Os resultados da pesquisa mostraram que esses alunos são jovens e pobres, na sua maioria homens, mas com uma grande representatividade feminina; em sua maioria não possuem vínculo laboral com qualquer instituição e vêm de camadas populares, com um nível socioeconômico muito baixo, e mostram-se vocacionados à formação de professores. Primeiramente, eles veem a sua formação como um realizar dos seus sonhos, já que inspiram vocação para tal, mas, por outro lado, o único caminho para superarem a condição de pobreza em que vivem. Consequentemente, a análise da avaliação que os alunos fazem do seu curso e dos seus professores revela que ela é positiva, na perspectiva de garantir a sua formação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Cabinda (Angola)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPerfil socioculturalpt_BR
dc.subject.otherEducação  Angolapt_BR
dc.subject.otherProfessores  Formação pt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.titleEstudo do perfil sociocultural dos alunos da Escola de Formação de Professores (EFP) Cabinda/ Angola - ingressos no período 2010-2013pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___hamiltosulo___vers_o_final_3_de_set._2014.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.