Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9P8KLP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A avaliação do desenvolvimento infantil no contexto da atenção primaria a saúde
Authors: Jaciara Lagazeta Garcia
First Advisor: Claudia Regina Lindgren Alves
First Co-advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Introdução: O desenvolvimento humano é um processo caracterizado por alterações na fisiologia e no comportamento do indivíduo ao longo da vida. Na infância o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é influenciado por múltiplos fatores biológicos e ambientais, que podem interferir na formação de um sujeito apto a enfrentar as adversidades da vida. A avaliação sistematizada é uma das ferramentas que permitem ao profissional determinar a prevalência de atrasos do DNPM e identificar oportunamente seus determinantes e alterações no desempenho nos testes aplicados. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de dois meses a dois anos da área de abrangência de três Unidades Básicas de Saúde, utilizando instrumento baseado na estratégia AIDPI. Método: Trata-se de estudo transversal envolvendo crianças de dois meses a dois anos meses de idade da área de abrangência de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Belo Horizonte, realizado entre agosto e dezembro de 2009. A amostra não probabilística foi constituída por 727 crianças residentes na área de abrangência de três UBS localizadas em três distritos sanitários de Belo Horizonte. Foram convidadas a participar da pesquisa todas as crianças que preencheram esses critérios e que compareceram às UBS no período do estudo. Foram excluídas as crianças com doenças neurológicas previamente diagnosticadas e consideradas como perdas as crianças de famílias que não atenderam a três convites consecutivos para avaliação. Foi elaborado um protocolo específico para esta pesquisa baseado no Manual para Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI (MDI/AIDPI), mantendo na íntegra as perguntas, observações e medidas propostas pelo método. Foram realizadas análise descritiva da distribuição de frequência das variáveis categóricas; análise das medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis contínuas; teste Qui-quadrado de tendência linear com seus respectivos Odds Ratio e intervalo de confiança para verificar e dimensionar a associação entre a classificação do DNPM segundo o MDI/AIDPI e características das crianças e das mães; e análise da associação entre os fatores de risco propostos pelo MD/AIDPI e o desempenho das crianças nos testes de avaliação do DNPM por meio de regressão logística. Resultados: Quase a metade das crianças (48%) possuía fatores de risco para o atraso DNPM. Pouco mais de 18% das crianças foram classificadas como provável atraso do desenvolvimento. O risco de uma criança com mais de 12 meses ser classificada como provável/possível atraso do DNPM foi quase 3 vezes maior do que aquelas com menos de 1 ano de idade (OR=2,78; IC 1,77-4,38). As crianças nascidas com baixo peso tem a chance 2,03 vezes maior de não realizar todos os marcos esperados para sua idade do que as crianças nascidas de peso adequado. A chance de uma criança cuja mãe considera seu desenvolvimento atrasado não realizar todos os marcos para sua idade é 6,48 vezes maior do que aquelas cuja mãe considera seu DNPM adequado ou adiantado. Conclusão: A alta prevalência encontrada alerta para necessidade de sistematização da avaliação do DNPM em todos os atendimentos à criança, visando o rastreamento de suspeita de atraso do desenvolvimento e o monitoramento de crianças com maior vulnerabilidade para problemas do DNPM. Considera-se que o instrumento MDI/AIDPI oportunizou a classificação das crianças quanto ao desenvolvimento, e que a inclusão dos fatores de risco para o atraso do DNPM e a opinião da mãe sobre o DNPM de seu filho são um grande avanço para tomada de decisão em relação às condutas assistenciais, como consultas mais frequentes e encaminhamentos a profissionais especializados de forma padronizada.
Abstract: Introduction: Human development is a process featured by changes on the physiology and the behavior of the individual through life. During childhood the neuropsychomotor development (NPMD) gets influenced by multiple biological and environmental factors and these can interfere on the formation of a person able to face lifes adversities. The systematic assessment is one of the tools that allow determining the prevalence of delays on childs NPMD though the timely identification of determinants and changes on the test applied. Objective: To assess the psychomotor development of children aged 2 to 24 months from the area of three Primary Care Units (PCU), using a tool based on the IMCI strategy. Method: It is a sectional study with children aged 2 to 24 months from the area of three Primary Care Units (PCU) in Belo Horizonte, done between August and December 2009. The non-probabilistic sample consisted of 727 children living on the area of three PCU located in three sanitary districts in Belo Horizonte. All the children that showed at the PCU during the study were invited to participate of the survey. All the children with previously diagnosed neurological diseases were excluded and children whose families did not attend to three consecutive assessment calls were considered losses. It was created a specific protocol for this survey based on the Manual para Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da AIDPI (MDI/AIDPI), keeping the whole of the questions, observations and measurements proposed by the method. It was done the descriptive analysis of the distribution frequency of the categorical variables; central trend measures and spread analysis for the continuous variables; linear tendency Chi-squared test with the respective Odds Ratio and confidence interval to check and dimension the association between the classification of the NPMD according to the MDI/AIDPI and characteristics of the children and their mothers; and analysis of the association between the risk factors proposed by the MDI/AIDPI and the performance of the children on the DNPM assessment test trough logistic regression. Results: Almost half of the children (48%) had risk factors for delayed NPMD. A little more than 18% of the children were classified as likely delayed development. The risk of a child more than 12 months old to be classified as likely/possible delayed DNPM is almost 3 times bigger than that of the ones with less than 1 year old (OR=2.78; IC 1.77-4.38). Children with low birth weight have a chance 2.03 times bigger of not reaching to all the milestones expected to their age than children with adequate birth weight. The chance of a child whose mother considers his/her development delayed not reaching all the milestones for his age is 5.28 times bigger than those whose mother considers his/her development adequate or early. Conclusion: The high prevalence found alerts for the need of standardization of the assessment of the NPMD in all the consultations of the child, aiming to track the suspicion of delayed development and monitoring of children more vulnerable to problems in the NPMD. It is considered that the MDI/AIDPI tool created opportunities for the classification of children as for their development, and that the inclusion of risk factors for the delay in the NPMD and the opinion of the mother on the NPMD of her son/daughter are a great advancement for the decision making related to the care guidelines, like more frequent consultations and referrals to specialized professionals in a standardized way.
Subject: Atenção integral às doenças prevalentes na infância
Brasil
Desempenho psicomotor
Lactente
Assistência integral à saúde
Pré-escolar
Atenção primária à saúde
Fatores de risco
Medicina
Desenvolvimento infantil
Criança
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9P8KLP
Issue Date: 29-Jun-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_15_de_novembro_impress_o.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.