Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HTU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Por que ser professor?: uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil
Authors: Alexandre William Barbosa Duarte
First Advisor: Dalila Andrade Oliveira
First Referee: Vera Lucia Ferreira Alves de Brito
Second Referee: Joao Valdir Alves de Souza
Abstract: Convive-se atualmente no Brasil com a frequente denúncia de um eminente colapso da educação básica no país, derivado da acentuada queda do número de profissionais em determinadas etapas de ensino e/ou áreas de conhecimento e do consequente aumento do número de matrículas oriundo das políticas de expansão do ensino implementadas nas últimas décadas. Baixos salários, insatisfação com o trabalho e desprestígio profissional vêm afugentando os docentes da carreira do magistério na educação básica, fazendo com que aqueles que já se encontram nela busquem alternativas fora da profissão (como a iniciativa privada ou a docência do ensino superior) e também com que os jovens em início de carreira não se interessem pela docência. Baseado nesse quadro comumente exposto na grande mídia do país, a presente dissertação tem como objetivo buscar compreender, à luz da análise das políticas públicas dos Estados de Minas Gerais e Pernambuco, o problema da baixa atratividade da profissão docente no cenário educacional brasileiro. Observamos que, a partir da constatação da problemática da baixa atratividade que vem apresentando o magistério público no país, ressaltada por instituições acadêmicas, organismos internacionais, organizações sindicais e, até mesmo, pelo setor empresarial, o Estado, em suas distintas instâncias, vem engendrando políticas que têm como objetivo a valorização da profissão docente e, consequentemente, elevar sua capacidade de atrair novos profissionais e de manter aqueles que nela se encontram. Para a pesquisa proposta foram identificadas e analisadas políticas públicas, em âmbito nacional e estadual, e ações dos diferentes setores da sociedade civil que têm como foco a valorização docente e a busca pela inserção de novos profissionais na carreira. A partir dos textos legislativos das distintas instâncias governamentais e documentos oficiais disponibilizados por instituições acadêmicas, organismos internacionais, movimento sindical e por organizações de incentivo privado, identificamos que a problemática da baixa atratividade da profissão docente vem constituindo um amplo debate no cenário educacional do país e gerando uma intensa preocupação nestes diversos setores. Todavia, conforme vêm ressaltando as instituições representativas do professorado, tais políticas não apresentam os resultados esperados e, muitas vezes, apresentam-se na contramão dos objetivos propostos, contribuindo, sobretudo, para um acentuado processo de desprofissionalização.
Abstract: Currently, in Brazil we live with the frequent "denounce" of an imminent collapse of basic education in the country derived from the accentuated drop of the number of teachers in certain stages of educational system and/or areas of knowledge and the consequent increase of the number of enrolments originated from policies of expansion of education carried out in recent decades. Low wages, dissatisfaction with the work and the low professional status are driving away teachers of the public basic education system from this career, and they are now seeking alternatives outside this profession (such as the private sector or teaching in higher education). This is also making young people at the beginning of their careers not to be interested in the teaching profession. Based on this framework commonly exposed in the media of the country, this dissertation aims to understand, in the light of the analysis of public policies of the States of Minas Gerais and Pernambuco, the problem of the low attractiveness of the teaching profession in the Brazilian educational scenario. We observed that, from the evidence of the problem of low attractiveness that has shown the public teaching profession in the country, highlighted by academic institutions, international organizations, trade unions and even by the business sector, the State, in their different scopes, has been creating policies that have as objective the enhancement of the teaching profession and, consequently, to increase its ability to attract new professionals and to maintain the current teachers in this career. For the proposed research were identified and analyzed public policies at national and state level and actions of different sectors of civil society that have focused on the enhancement of the teaching profession and aim the insertion of professionals in this career. From legislative texts of different government bodies and official documents provided by academic institutions, international organizations, trade union and private organizations, we identified that the problem of low attractiveness of the teaching profession has been widely debated in Brazilian educational scenario and generate an intense concern in these various sectors. However, as is emphasized by the representative institutions of the teachers, such policies do not meet the expected results and, often, are acting against the proposed goals, contributing to a strong process of deprofessionalization.
Subject: Educação e estado Minas Gerais  
Educação
Professores Aspectos sociais  
Educação e Estado Pernambuco
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q5HTU
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___alexandre_william_barbosa_duarte.pdf864.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.