Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9QTGE8
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Unidade instável: o conceito de forma na Teoria estética de Theodor Adorno |
Authors: | Verlaine Freitas |
First Advisor: | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
First Referee: | Jose Henrique Santos |
Second Referee: | Georg Otte |
Abstract: | O objetivo de nosso texto foi o de pesquisar como Adorno compreende o conceito de forma da obra de arte na Teoria Estética. Para isso iniciamos com uma explanação do conceito de forma tal como Kant o concebe na Critica da Faculdade do Juízo, a partir da noção de 'conformidade a fim sem fim'. No capítulo seguinte, investigamosas relações entre o conceito de 'forma' e os de 'logicidade', 'causalidade','articulação' e 'construção', agrupadas sob o título "Forma e consonância". No capítulo III consideramos a definição de 'forma' a partir da noção de 'alteridade', em que o elemento primordial é o conteúdo, entendido como o "outro" da forma no continuum estético Na última parte, refletimos sobre o caráter de linguagem da arte e sua relação com o conceito de 'forma' que estabelecemos ao longo do texto precedente. |
Subject: | Filosofia Estética Filosofia Adorno, Theodor W, 1903-1969 |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9QTGE8 |
Issue Date: | 16-Feb-1996 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_verlainefreitas.pdf | 7.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.