Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9QTGE8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Unidade instável: o conceito de forma na Teoria estética de Theodor Adorno
Authors: Verlaine Freitas
First Advisor: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
First Referee: Jose Henrique Santos
Second Referee: Georg Otte
Abstract: O objetivo de nosso texto foi o de pesquisar como Adorno compreende o conceito de forma da obra de arte na Teoria Estética. Para isso iniciamos com uma explanação do conceito de forma tal como Kant o concebe na Critica da Faculdade do Juízo, a partir da noção de 'conformidade a fim sem fim'. No capítulo seguinte, investigamosas relações entre o conceito de 'forma' e os de 'logicidade', 'causalidade','articulação' e 'construção', agrupadas sob o título "Forma e consonância". No capítulo III consideramos a definição de 'forma' a partir da noção de 'alteridade', em que o elemento primordial é o conteúdo, entendido como o "outro" da forma no continuum estético Na última parte, refletimos sobre o caráter de linguagem da arte e sua relação com o conceito de 'forma' que estabelecemos ao longo do texto precedente.
Subject: Filosofia
Estética Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9QTGE8
Issue Date: 16-Feb-1996
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_verlainefreitas.pdf7.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.