O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial: (um estudo acerca da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeiro grau - 1ª a 4ª série)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Dissertação de mestrado

Título alternativo

Primeiro orientador

Membros da banca

Resumo

O presente trabalho tentou identificar: a) como a discriminação racial se manifesta na escola publica de primeiro grau, b) como o Movimento Negro Unificado (M.N.U.) se propõe interferir no aparelho escolar, de maneira a eliminar a discriminação racial. Neste sentido, a investigação deu-se em duas fases: na primeira, procurou-se inventariar a concepção das professoras acerca da contribuição do negro na "cultura brasileira". Para tanto, foram selecionados conteúdos a respeito da "Formação do Povo Brasileiro", transmitidos na disciplina de Integração Social. Mediante questionários, entrevistas e reuniões pedagógicas nas escolas, os referidos conteúdos foram submetidos ao exame crítico de todo o corpo docente. A pesquisa de campo foi realizada em nove escolas públicas de primeiro grau, classificadas segundo ã respectiva localização: escolas rurais (3), escolas centrais (3) e escolas da periferia(3). Todos professores das escolas foram entrevistados.Na segunda fase, examinou-se o Programa de Ação do MovimentoNegro Unificado, a fim de se explicitar o projeto educativo quecompõe o ideário de luta contra a discriminação racial. Posteriormente confrontou-se o referido projeto com aquilo que a escola(através de seu corpo docente) se propõe para reduzir a discrijninaçãoracial, com o objetivo de se identificar similaridades e diferenças entre as duas fontes educativas. O estudo do Programa de Ação do M.N.U. foi completado com entrevistas dos militantes negros que trabalham (ou se interessam) na area educacional. Os resultados indicaram as diversas formas pelas quais a discriminação racial se manifesta na escola: no material pedagógico, nas informações repassadas pelas professoras e, ainda, nos rituais pedagógicos. Dentre estes, ressalta-se o silêncio dos educadores ante ações discriminatórias contra as crianças negras.

Abstract

The purposes of this study were to investigate: a) how ethnicprejudice (against black people) is manifested in public primaryschool; and b) how the "Movimento Negro Unificado - (M.N.U.)"(nni^fied Negro Mouvemente) intends to interfere in the school organization,with the purpose of eliminating racial discrimination. The research was done in two phases. In the first phase, teache'rs conceptions about blackcontribution to "brasilian culturç" wíis investigated: contents refering to the development of brazilian people that are usually transmited through the discipline "Social Studies" were selected; then, by using questionnaires, in terviews, and participant observations of teachers meetings, the researcher submited those contents to the critical appreciation of teachers. Nine schools were included in the study, classified according to their location: there were rural and urban schools,and also schools located in the pour boundaries of the city. Allteachers in each school were interviewed. In the second phase, the M.N.U. Action program was examined in order to identify its educative project elaborated with the purpose of fightin racial discriminations. The M.N.U. educative project was then confronted with data obtained in schools, in order to identify similarities and differences between these ^two educative sources. The study was complemented by intervie>; done with a group of black activists involved in works " related to the educational area. The results of this investigation indicated the : differentforms by which racial discrimination against black people ...iimáriifestin schools. Discrimination is, in fact, present in the kind of informationthat teachers transmit to the children, and, also, in the school rituals. Among these schools rituals, can be mentioned the silence of the teachers in presence of discriminatory acts against black children.

Assunto

Educação

Palavras-chave

Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Citação

Departamento

Curso

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por