Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RDJFR
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Fundamentação do direito em Jürgen Habermas |
Autor(es): | Luiz Moreira Gomes Junior |
Primeiro Orientador: | Joaquim Carlos Salgado |
Primeiro membro da banca : | Jose Henrique Santos |
Segundo membro da banca: | Luiz Bernardo Leite Araújo |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo explicitar um dos aspectosda teoria do agir comunicativo freqüentemente negligenciado. Trata-se da concepção acerca do uma Filosofia do Direito. Para tanto, o estudo foi dividido em duas partes. Essa divisão obedeçe a uma determinação conceitual do que a vem a ser o fundamento do Direito. Na primeira parte, o fundamento do Direito e obtido através de uma relação de complementaridade com a Moral. Em última instância, é a esfera moral que fundamenta o Direito. Na segunda parle, não mais existe um apelo à esfera moral para fundamentar o Direito. Esse apelo fora próprio à tradição da razão prática que Jürgen Habermas pretende desligar-se. Assim,Habermas elabora uma teoria discursiva do Direito que abandona a relação de complementaridade em favor de umarelação de co-originariedade entre as esferas do Direito e da Moral. Essa origem concomitante permitirá que o Direito obtenha seu fundamento a partir da opinião e da vontade discursiva dos cidadãos. |
Assunto: | Habermas, Jurgen, 1929- Filosofia Filosofia alema Séc XX Direito Filosofia Filosofia moderna Séc XX |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RDJFR |
Data do documento: | 5-Mar-1999 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_luizmoreiragomesjunior.pdf | 15.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.