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Type: Tese de Doutorado
Title: Cultura informacional e distinção: a orkutização sob o olhar social da Ciência da Informação
Authors: Ruleandson do Carmo Cruz
First Advisor: Maria Guiomar da Cunha Frota
First Referee: Maria Cristina Leite Peixoto
Second Referee: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Third Referee: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
metadata.dc.contributor.referee4: Rubens Alves da Silva
Abstract: Estuda as redes sociais virtuais de informação sobre a orkutização formadas por sujeitos informacionais usuários dos sites Facebook, Twitter e Orkut, focando-se nas práticas informacionais e na cultura informacional de tais sujeitos, bem como nas representações sociais de classes sociais e de distinção social por eles criadas. Tem como objeto de estudo: os conjuntos de sujeitos informacionais debatedores da orkutização nos sites Facebook, Orkut e Twitter; o conjunto de sites e/ou blogs que falam sobre a orkutização recuperados pelo Google; e o conjunto de fotos sobre a orkutização do aplicativo Instagram, presentes no blog Pobregr.am. Considera como universo empírico: 32 postagens de 32 perfis de sujeitos informacionais usuários do Facebook; 585 postagens de 295 perfis de sujeitos informacionais usuários do Twitter; 292 postagens de 278 perfis de sujeitos informacionais usuários do Orkut; 100 sites e/ou blogs com publicações sobre a orkutização recuperados pelo Google; 907 fotos postadas no blog Pobreg.ram. Estrutura-se metodologicamente como um estudo de casos múltiplos incorporados. Triangula as metodologias dos estudos das práticas e da cultura informacionais, da análise de redes sociais e do estudo das representações sociais. Triangula os dados obtidos na análise documental dos sites, blogs, fóruns e perfis dos sujeitos informacionais, assim como nas entrevistas com 15 dos sujeitos informacionais. Elabora o referencial teórico mediante algumas das principais teorias e teóricos de sete eixos temáticos: classes sociais, distinção, redes sociais, práticas informacionais, sujeitos informacionais, cultura informacional e representações sociais. Identifica as principais representações sociais da orkutização apresentadas pelos sujeitos como: orkutização enquanto mau uso dos sites; orkutização enquanto popularização em geral; orkutização enquanto a presença de usuários pobres nos sites. Classifica as mais frequentes representações de classes sociais mostradas pelos sujeitos como: classes de privilégio classes dos não orkutizados, os que saberiam usar os sites e que postam informações de um estilo de vida sofisticado; e classes populares classes dos orkutizados, os que não saberiam usar os sites e que postam informações sobre um estilo de vida popular. Traça o perfil geral dos sujeitos informacionais em estudo: adultos, homens e membros da classe média. Desenha o Ciclo da cultura informacional e da distinção em redes sociais virtuais, composto por quatro etapas e durante o qual as práticas e culturas informacionais tornam-se formas de distinção social e, por tal motivo, em seguida, novas práticas e culturas informacionais são adotadas pelos sujeitos e, assim, sucessivamente. Conclui, dentre outras constatações, que se confirma a tese central da pesquisa: a cultura informacional pode ser um fator de distinção social entre os sujeitos informacionais usuários de sites voltados à formação de redes sociais virtuais.
Abstract: It studies information social networks about orkutization formed by information subjects who are users of the sites Facebook, Twitter and Orkut, with focus on their information practices and information culture, as well as on the social class representation created by them. Presents as object of study: the set of information subjects that debates on orkutization on the sites Facebook, Orkut e Twitter; the set of sites and/or blogs that talks about orkutization recovered by Google; and the set of photographs about orkutization posted on the application Instagram published at the page Pobregr.am. Considers as its empirical universe: 32 posts from 32 Facebook users profiles; 585 post from 295 Twitter users profiles; 292 posts from 278 Orkut users profiles; 100 sites and/or blogs with content about orkutization recovered by Google; 907 photos posted on the blog Pobreg.ram. Methodologically, structures itself as a multiple incorporated cases study. Cross-validates the methodology of information practices and culture. Also cross-validates data collected from the documentary analysis of blogs, foruns and profiles maintained by information subjects, as well as interviews with 15 of such subjects. Elaborates the theoretical approach under some of the main theories and theorists of seven thematic axis: social class; distinction; social networks; information practices; information subjects; information culture and social representations. Identifies the main social representations of orkutizaton presented by these subjects such as: orkutization as a bad use of sites; orkutization as popularization; orkutization as the presence of poor web users at the sites. Classifies the most frequent social class representation shown by the subjects such as: privilege class - the non-orkutized class, people who are supposed to know how to use the sites that post informations about a sophisticated life style; and popular class - the "orkutized class", the ones who cant use the mentioned sites properly and wich post informations about a humble life style. Outlines the studied information subjects general profile: adults, men and middle class members. Draws the information culture and distinction cicle on virtual social networks, composed by for four stages and during wich the information practices and cultures became ways of social distinction and, for such reason, then new information practices and culture are adopted by the subjects, and so on. Concludes, among other findings, that the researchs central thesis is true: the information culture can be a social distinction factor among users of sites concerned to virtual social network formation.
Subject: Ciência da informação
Redes de relações sociais
Classes sociais
Representações sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RFMCQ
Issue Date: 30-Sep-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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