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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Lei de cotas: um estudo da reserva de vagas em uma instituição federal de ensino através da descoberta de conhecimento em bases de dados
Autor(es): Márcio Teodoro Dias
Primeiro Orientador: Marcello Peixoto Bax
Primeiro membro da banca : Carlos Alberto Goncalves
Segundo membro da banca: Beatriz Valadares Cendon
Terceiro membro da banca: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Resumo: Este trabalho relata um estudo de caso que analisou a efetividade da reserva de vagas em instituições federais de ensino, criada pela Lei de Cotas. O estudo contextualizou a lei e sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), e buscou avaliar a real ocupação das vagas reservadas; descobrir se os candidatos que possuem os requisitos estão fazendo uso do direito de se inscreverem nas vagas reservadas; descobrir se há candidatos concorrendo às vagas sem ter o direito; e descobrir se há diferenças significativas no perfil de candidatos que chega a ser matriculado em cotas em relação aos candidatos matriculados na ampla concorrência. Fundamentado em conceitos da área Descoberta do Conhecimento em Bases de Dados, o estudo realizou a extração e preparação dos dados e aplicou ferramenta de mineração nos dados extraídos. Os dados se referem a inscrições nos processos seletivos e matrículas no IFMG no período de pouco mais de um ano. Em seguida os resultados foram analisados, mostrando que uma parcela significativa das vagas reservadas não foi ocupada; que muitos candidatos que poderiam se inscrever nas vagas reservadas não o fizeram; que muitos candidatos concorrem às vagas reservadas sem possuir os requisitos exigidos por lei; que não houve diferenças significativas no ingresso de alunos com os requisitos pelo sistema de cotas ou pela ampla concorrência, o que leva a crer que o sistema de cotas seria desnecessário para a instituição estudada. Finalmente, os resultados sugeriram a necessidade de maior divulgação da política de cotas, alertaram para a importância da verificação das informações prestadas pelos candidatos que concorreram às vagas e chamaram a atenção para a necessidade de estudos futuros em outras instituições federais de ensino sobre a efetividade da política de cotas, visando contribuir para o debate sobre a relevância dessa política para o país.
Abstract: The work reports a case study to analyze the effectiveness of the places reserved in federal educational institutions by the Brazilian Quota Law. The study contextualizes the law and its implementation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG), and sought to evaluate the actual occupancy of the reserved places; to verify the extent to which people who have used their right to the reserve; find out if there are people registered to places without the right to do so; and find out if there are significant differences in the profiles of candidates as to be enrolled in quotas in relation to candidates enrolled in wide competition. Based on concepts of Knowledge Discovery in Databases, the study describes data extraction and preparation and applied a data-mining tool to the extracted data. Data refer to entries in the selection process and enrollment in IFMG for a period of just over a year. The results are analyzed, showing that a significant proportion of reserved places were not occupied; that many candidates who could enroll in reserved spaces did not; that many candidates competed for the reserved places without owning the requirements prescribed by law; and there were no significant differences in the admission of students to the requirements by the quota system or the wide competition, which suggests that the quota system would be unnecessary for the institution studied. Finally, the results suggest the need for greater advertisement of the quota policy, call attention to the importance of verifying the data provided by the candidates who ran for the places and pointed to the need for future studies in other federal educational institutions on the effectiveness of the quota policy, to contribute to the debate on the relevance of this policy for the country.
Assunto: Processo decisório
Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Mineração de dados (Computação)
Universidades e faculdades públicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RFP29
Data do documento: 26-Set-2014
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