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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Laços da diáspora: associacionismo e educabilidade entre a população negra em Pernambuco (1800-1850
Autor(es): Itacir Marques da Luz
Primeiro Orientador: Edilson Fernades de Souza
Primeiro membro da banca : Marcus Vinicius Fonseca
Segundo membro da banca: Vanicleia Silva Santos
Terceiro membro da banca: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Resumo: O estudo se propõe a discutir as práticas e expressões coletivas dos negros no Brasil oitocentista, aqui definidas como associacionismo, entendendo-as não apenas enquanto espaços de sociabilidade, mas também pelo seu papel como instâncias educativas importantes para esta população no interior da ordem escravista. Nesse sentido, procuramos identificar estas diferentes formas de organização social na Província de Pernambuco na primeira metade do século XIX, bem como as possíveis articulações existentes entre elas, analisando também a capacidade de atuação social e política dessas entidades, compreendendo sua forma de organização e funcionamento, além de analisar a importância da dimensão educacional nesse processo. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental a partir de consulta a alguns acervos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, consultando a documentação sobre as irmandades de pretos e de pardos, completando-se com a consulta aos documentos governamentais no arquivo da Assembléia Legislativa de Pernambuco ALEPE, à busca de mais indícios sobre as atividades cotidianas dessas organizações. No Arquivo Público Estadual de Pernambuco, coletamos informações sobre a relação cotidiana entre os negros e o controle social da província. Arrolamos também a legislação da época para verificar as bases legais da qual partia a ação das autoridades provinciais e que afetava a população negra, livre e escrava; completando-se com a consulta aos jornais da época na Fundação Joaquim Nabuco, particularmente o Diário de Pernambuco, cuja circulação iniciada neste período acompanha a rotina da Província vivida pelos diversos atores sociais. Consideramos que tais arranjos associativos da população negra significaram a construção de alternativas autônomas de vida social e política no interior da ordem escravista, tanto no plano material, quanto simbólico, para os quais também se valeram de tradições ou princípios africanos compartilhados entre gerações. Sendo assim, o fator educativo é sublinhado enquanto dimensão fundamental da própria dinâmica associativa, permitindo o compartilhamento de valores e saberes entre os membros dos grupos diversos, o que tornava tais organizações verdadeiras instâncias educabilidades de onde esta população negra podia buscar inspiração e aprendizado para continuar reconhecendo e reafirmando seu valor identitário no Brasil.
Abstract: The study discusses the practices and collective expressions of blacks in nineteenth-century Brazil, here defined as associationism, understanding them not only as social spaces, but also as important educational instances for this population within the slavery system. Accordingly, we sought to identify these different forms of social organization in the Province of Pernambuco in the first half of the nineteenth century, as well as the possible existing connections between them, also analyzing the capacity of social and political activities of these entities, including their organization and operation, in addition to analyzing the importance of the educational dimension to this process. For this, we performed a documentary research from consulting to some collections of the Institute of National Historical and Artistic Heritage - IPHAN, on the brotherhoods black and browns, supplementing with the consulting government documents in the Assembly file legislative Pernambuco - ALEPE, the search for more clues about the daily activities of these organizations. In the Public Archives State of Pernambuco, collect information about everyday relationship between blacks and social control of the province. Also researched the law of that time to verify the legal basis of which the action stemmed from the provincial authorities and that affected the black, free and slave population; was completed with the consultation of the newspapers of the time in Nabuco Foundation, particularly the Diario de Pernambuco, whose movement started in this period makes the rounds of the Province experienced by different social actors. We believe that such associative arrangements of the black population meant the construction of "autonomous " social and political life within the slavery system, both in material terms, as symbolic alternatives for which also drew on African traditions and principles shared between generations. Thus, the educational factor is evidenced as a fundamental dimension of associative dynamics, allowing the sharing of values and knowledge between members of different groups, which made these organizations educabilidades true instances where this black population could seek inspiration and learning to continue recognizing and reaffirming its identity value in Brazil.
Assunto: Educação Pernambuco História Séc XIX
Negros Brasil Historia Sec XIX
Diáspora africana
Educação Historia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UGJEZ
Data do documento: 28-Mai-2014
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