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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Apropriação dos recursos tecnológicos pelo ensino de Geografia: uma perspectiva de análise da formação profissional e do fortalecimento da profissionalidade docente
Authors: Mauro Sergio de Jesus
First Advisor: Carla Juscélia de Oliveira Souza
First Referee: Bernardo Jefferson de Oliveira
Second Referee: Vândiner Ribeiro
Abstract: Esta dissertação analisa os contornos assumidos pelo trabalho docente quando este é confrontado com as tecnologias que combinam texto, arte gráfica, som, animação e vídeo, apresentadas ao usuário por um computador ou por outro recurso eletrônico. Especificamente, busca compreender como os professores de Geografia que atuam na Educação Básica assimilam essas tecnologias, incorporando-as à sua prática pedagógica e, sobretudo, o que essa assimilação revela sobre sua profissionalidade conceito formalizado no campo da sociologia das profissões, e que tem prestado grande contribuição à reflexão dos problemas com que atualmente se defrontam as escolas e o fazer docente. Para isso, investiga as possíveis apropriações por parte desses professores dos recursos multimídia disponibilizados pelos espaços destinados à formação e divulgação científica, tomando como base o recurso audiovisual Sertão Vivo, hipertexto que integrou, entre os anos de 2010/2013, a exposição Demasiado Humano, organizada e apresentada pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Um dos museus pertencentes ao conjunto de espaços culturais denominado Circuito Cultural Praça da Liberdade, situado em Belo Horizonte, Minas Gerais, locus de realização da pesquisa. Nesse sentido, ao investigar em que medida as informações produzidas em diferentes domínios e territórios do saber podem conformar um conhecimento legítimo e relevante, capaz de assegurar a qualidade da abordagem geográfica, essa pesquisa busca contribuir para a discussão da valorização social do trabalho docente, em especial para o avanço dos processos de formação do professor, já que problematiza aspectos essenciais que interferem na dinâmica dessa profissão. Por meio de investigação empírica, de caráter qualitativo, essa realização nos permitiu obter dados colhidos em observações de minicursos destinados à formação docente, promovidos pelo referido museu na intenção de apresentar-lhes o audiovisual mencionado, e em entrevistas individuais com sete professores de Geografia que atuam no município de Belo Horizonte. As informações aí geradas foram posteriormente cotejadas com aquelas referendadas por uma pesquisa bibliográfica que focaliza esse campo de investigação. Assim, orientados pela metodologia de Análise de Conteúdo, construímos um conjunto de categorias para explicitar, com base nos objetivos traçados, os resultados alcançados. Estratégia que nos possibilitou verificar que o chamamento que recai sobre os docentes acerca da necessidade de se incorporar os produtos disponibilizados pelo avanço tecnológico à sua ação pedagógica esbarra em problemas que se constituem nas próprias características das práticas escolares e dos sistemas formalizados de ensino. O que reflete amplamente em suas ações cotidianas, já que se essa incorporação exige saberes que precisam ser aprendidos e apreendidos pelos professores, e depende também das condições materiais disponíveis para o exercício de seu trabalho. Dessa forma, constatou-se que a maneira pela qual esses professores compreendem os recursos multimídia, assim como os produtos tecnológicos que incorporam ao seu trabalho cotidiano, está intimamente relacionada ao modo como reagem às exigências postas para o exercício dessa profissão, cujo ofício é hoje referenciado pelos mais diferentes contextos. Uma constatação que nos leva a considerar quão importante é refletir sobre o significado da tecnologia, bem como do tratamento das informações geradas nos ambientes informatizados, o que requer um olhar cuidadoso por parte dos atores envolvidos no processo de formação docente. Palavras-chave: Recursos tecnológicos. Ensino de Geografia. Profissionalidade docente.
Abstract: Esa disertación analisa los contornos asumidos por El trabajo docente cuando ese es confrontado con las tecnologías que combinan texto, arte gráfica, sonido, animación y video, presentadas al usuario a partir de un ordenador o otro recurso electrónico. Específicamente, busca comprehender como los profesores de Geografía que actúan en la Educación Básica asimilan esas tecnologías, incorporándolas a su práctica pedagógica y, especialmente, lo que esa asimilación revela sobre su profesionalidad concepto formalizado en el campo de la sociología de las profesiones, y que tiene prestado gran contribución a la reflexión de los problemas con que actualmente se enfrentan las escuelas y la enseñanza. Para eso, investiga las posibles apropiaciones por parte de esos profesores de los recursos multimedia disponibles por los espacios destinados a la formación y divulgación científica, tomando como base el recurso audiovisual Sertão Vivo, hipertexto que integró, entre los años 2010/2013, la exposición Demasiado Humano, organizada y presentada por el Espacio del Conocimiento UFMG. Uno de los museos pertenecientes al conjunto de espacios culturales denominado Circuito Cultural Praça da Liberdade, situado en Belo Horizonte, Minas Gerais, locus de realización de la búsqueda. En ese sentido, al investigar en qué medida las informaciones producidas en diferentes dominios y territorios del conocimiento pueden conformar un conocimiento legitimo y relevante, capaz de asegurar la calidad del enfoque geográfico, esa búsqueda procura contribuir para la discusión de la valorización social del trabajo docente, en especial para el avanzo de los procesos de formación del profesor, ya que problematiza aspectos esenciales que interfieren en la dinámica de esta profesión. Por medio de la investigación empírica, de carácter cualitativo, esa realización nos permitió obtener datos recopilados en observaciones de cursos destinados a la formación docente, promovidos por el dicho museo con la intención de presentarlos el audiovisual citado y en entrevistas individuales con siete profesores de Geografía que actúan en el municipio de Belo Horizonte. Las informaciones ahí generadas fueran posteriormente comparadas con aquellas refrendadas por una búsqueda bibliográfica que centra ese campo de investigación. Así, orientados por la metodología de Análise de Conteúdo, construimos un conjunto de categorías para enunciar, con base en los objetivos trazados, los resultados alcanzados. Estrategia que nos posibilito verificar que la llamada que cae por sobre los docentes acerca de la necesidad de incorporación de los productos disponibles por el avanzo tecnológico a la suya acción pedagógica se choca con problemas que se constituyen en las propias características de las practicas escolares y de la educación formal. Lo que refleja ampliamente en sus acciones diarias, ya que esa incorporación exige conocimientos que necesitan ser aprendidos y incautados por los profesores, y depende también de las condiciones materiales disponibles para el ejercicio de su trabajo. Así, se nota que la manera por la cual esos profesores comprehenden los recursos multimedia, así como los productos tecnológicos que incorporan a su trabajo diario, está íntimamente relacionada al modo como reaccionan a las exigencias impuestas para el ejercicio de esa profesión , cuyo oficio hoy es referenciado por los mas diferentes contextos. Una declaración que nos lleva a considerar lo importante que es reflexionar sobre el significado de la tecnología, bien como del tratamiento de las informaciones generadas en los ambientes informatizados, lo que requiere una mirada cuidadosa por parte de los actores envueltos en el proceso de formación docente.
Subject: Geografia Estudo e ensino
Educação
Inovações educacionais
Professores Formação
Tecnologia educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UGK2N
Issue Date: 29-Aug-2014
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