Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UHGC5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Julio de Menezes Netopt_BR
dc.contributor.referee1Daisy Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2William Augusto Menezespt_BR
dc.contributor.referee3Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorArthur Schlunder Vallept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:19:08Z-
dc.date.available2019-08-11T06:19:08Z-
dc.date.issued2014-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UHGC5-
dc.description.abstractDespite being a plural and heterogeneous category, the contribution of technical and administrative workers in education to achieve the goals of the University has been historically considered secondary, homogeneous and quantitative manner, ie, as a necessary means to achieve certain ends , namely teaching, research and extension. This finding, in practice, will cause the server suffers a loss of institutional frameworks for inclusion in everyday life and their work has not, a tangible meaning, not realizing an objective and causal relationship between that make the institutional goals. This exclusion is also part of the process of establishment of the University itself and the power relations that constitute its interior. From the 80s, in the context of the democratization process in Brazil, and the servers in the educational area technical-administrative in particular, seek to restructure their organizations associative character for the union and a more purposeful role, asking questions about the issue education in the country and the role of the universities to overcome the enormous social debt, economic and political left as a legacy of the authoritarian government of the previous period. In this process, there was also the realization that it was necessary to formalize instruments, systematizing the concepts of motion, could also constitute strategic advisors to internal and external shocks to the Universities. Then draws up - in a coherent and articulate manner - a project for the university - Citizen University for Workers - and a project of workers' careers in education. As the main theoretical reference activist and communist Antonio Gramsci, the project, appropriating the Italian Marxist concepts as subaltern groups, hegemony, expanded state organic intellectuals, its implications and connections, you want an understanding of the particular form of constitution body technical and administrative staff in education from UFMG and their consequences for later developments, both in understanding their role in the construction of their identity, in the competition of projects, as in overcoming their inferiority (possible). Also proposes to investigate how the segment of technical and administrative workers in education from UFMG sought historically to legitimize itself as a subject of the construction of the University, from the reflections they made about their work and the significance of this, as of reflections, criticisms, diagnoses, proposals made by the servers on their own work and the significance of this and identify whether this production ensures legitimacy to these workers, so that lie within the university so that it recognizes them as subjects of the process teaching, research, extension and management of the organization itself.pt_BR
dc.description.resumoApesar de ser uma categoria plural e heterogênea, a contribuição dos trabalhadores técnico-administrativos em educação para a consecução dos objetivos da Universidade vem sendo, historicamente, considerada de forma secundária, homogênea e quantitativamente, ou seja, como um meio necessário para atingir determinados fins, quais sejam o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa constatação, na prática, irá fazer com que o servidor sofra uma perda de referenciais de inclusão no cotidiano institucional e que o seu trabalho não tenha, um significado tangível, não percebendo uma relação objetiva e causal entre o que fazem o os objetivos institucionais. Essa exclusão também é parte do processo de constituição da própria Universidade e das relações de poder que se constituem em seu interior. A partir dos anos 80, no contexto do processo de redemocratização do Brasil, os servidores da área de educação e os técnico-administrativos em particular, buscam reestruturar suas entidades de caráter associativo para um papel mais sindical e propositivo, formulando questões a respeito da questão educacional no país e do papel que cabe às Universidades para a superação do enorme débito social, político e econômico deixado como herança do governo autoritário do período anterior. Nesse processo, havia igualmente a compreensão de que era indispensável formalizar instrumentos que, sistematizando as concepções do movimento, pudessem também se constituir em orientadores estratégicos dos embates internos e externos às Universidades. Elabora-se então de forma coerente e articulada - um projeto para a universidade - Universidade Cidadã para os Trabalhadores - e um projeto de carreira dos trabalhadores em educação. Tendo como principal referência teórica o ativista e comunista Antonio Gramsci, o projeto, se apropriando de conceitos do marxista italiano como grupos subalternos, hegemonia, estado ampliado, intelectuais orgânicos, suas implicações e conexões, pretende uma compreensão da forma particular de constituição do corpo de servidores técnico-administrativos em educação da UFMG e suas consequências para os desdobramentos posteriores, tanto na compreensão de seu papel, na construção de sua identidade, na disputa de projetos, como na (possível) superação de sua subalternidade. Se propõe também a investigar como o segmento dos trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFMG buscou, historicamente, se legitimar como sujeito do processo de construção da Universidade, a partir das reflexões que fizeram sobre o seu trabalho e o significado deste, a partir das reflexões, críticas, diagnósticos, propostas feitas pelos servidores sobre o seu próprio trabalho e o significado deste e identificar se esta produção garante legitimidade a estes trabalhadores, de modo a que se insiram na instituição universitária de forma a que esta os reconheça como sujeitos do processo de ensino, pesquisa, extensão e da própria administração da organização.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnico-administrativopt_BR
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectTrabalhadores técnico-administrativos em educaçãopt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subject.otherTrabalho Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherGrupos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTrabalhadores Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherIdentidade socialpt_BR
dc.subject.otherGramsci, Antoni, 1891-1937pt_BR
dc.titleTrabalhadores técnico-administrativos em educação da UFMG: inserção institucional e superação da subalternidadept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arthur_dissertacao_final2014.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.