Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UNHTT
Type: Tese de Doutorado
Title: Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
Authors: Marcia Ribeiro Maduro
First Advisor: Antonio Del Maestro Filho
First Co-advisor: Zelia Miranda Kilimnik
Abstract: Este estudo teve por objetivo analisar como têm se medido as carreiras dos docentes que atuam em programas de pós-graduação stricto sensu na área de administração e, ao mesmo tempo, identificar as competências profissionais necessárias para adequação às crescentes exigências da CAPES. Optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário eletrônico estruturado pelo software SurveyMonkey disponível para os docentes que pertencem aos programas stricto sensu com conceito 3 (três) nas avaliações da CAPES. Os dados coletados foram tabulados e analisados por intermédio de técnicas estatísticas descritivas e análises fatoriais, que possibilitaram a validação das escalas e correlações entre carreiras e competências. Destacando as correlações entre carreiras e competências constatou-se que os docentes apontaram tendências de respostas para a carreira proteana, correlacionando com as competências: funcional, conhecimento/cognitivo e valores/ética; enquanto à carreira sem fronteiras correlacionou com as competências: funcional, pessoal/comportamental e conhecimento/cognitivo. Além disso, foi importante observar sobre o modelo de carreira sem fronteiras, embora seja vivenciado na carreira acadêmica, não significa que seja um bom modelo ou o modelo pretendido por aqueles que a vivenciam e também não significa que seja adaptável ao contexto de outras IES. E, por fim, constatou-se, também, pela própria característica dos programas stricto sensu, que as instituições envolvidas com atividades de pesquisas acabam supervalorizando essas atividades e que na realidade elas se sobrepõem às atividades de ensino.
Abstract: This study aimed to analyze how have measured the careers of teachers who work in post-graduate studies programs in administration and at the same time, identify the professional skills necessary to adapt to the growing demands of CAPES. Was decided to perform a quantitative survey research, using as an instrument of data collection, an electronic questionnaire structured by SurveyMonkey software available for teachers of Institutions of Higher Education of Brazil belonging to the sensu stricto programs with concept 3 (three) on reviews from CAPES. The collected data were tabulated and analyzed using descriptive statistics and factor analysis techniques, which enabled the validation of the scales and correlations between careers and skills. Highlighting the correlations between careers and skills was found that teachers showed trends of responses to the protean career, correlating with the competencies: functional knowledge / cognitive and values / ethics; while the boundaryless career correlate with competencies: functional, personal / behavioral and knowledge / cognitive. Furthermore, it was important to note that: the boundaryless career model, although experienced in academic careers, does not make it a good model or the desired model by those who experience it and also does not make it adaptable to the context of other IES. And finally, also, was found by strictly characteristic of programs, institutions involved with research activities end up overvaluing these activities and that in fact they overlap to teaching.
Subject: Qualificações profissionais
Universidades e faculdades Pos-graduação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UNHTT
Issue Date: 30-Jun-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese__junho_2014__2_1_1_2.pdf3.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.