Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFFS5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Ricardo Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldo Voltolinipt_BR
dc.contributor.referee2Cristiana Carneiropt_BR
dc.contributor.referee3Angela Maria Resende Vorcaropt_BR
dc.contributor.referee4Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.creatorMaria Alice Moreira Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:28:25Z-
dc.date.available2019-08-12T21:28:25Z-
dc.date.issued2015-02-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFFS5-
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate that the silencers and secreting effects of the socially established knowledge, about the difficulties of learning, even though present, do not prevent that children find ways to show, in its singularity, as capable of producing a knowledge about what happens to them at school. Therefore, begins by examining the two best-known child psychiatry manuals, produced throughout the twentieth century, Kanner (1935) and Ajuriaguerra (1970), in order to identify the ways in which deadlocks children with school education are named originally. Psychiatric science, as we know, was the first to welcome this unwanted product of the process who establishes the education as mandatory in the occident: learning difficulties. Later, undertakes the identification of how the phenomenon of learning disabilities is circumscribed in the teachers speech in the municipal education in Belo Horizonte. It was found there a reproduction of a way of understanding what is happening with children in school, that dating back to the fundamentals of the process of 'renewal' pedagogical, known as New School. From this perspective, the learning difficulties are conceived in the context of a range of variables that intrudes in the learning process designed as an adaptive effort of individuals, in accordance with environmental variables. Finally, this research, listens to children identified as having difficulties to learn, about this supposed difficulty. The same surprise to show that they are not at all silenced by knowledge imposed to them, proving yourselfers able to say about what happens to them in school and how they create survival strategies for its singularity among many generalizing knowledge. The work undertaken has, in psychoanalytic theory, especially in the Lacanian orientation, its main references. The target permitted by psychoanalysis, was what make possible to challenge the established knowledge and, on the other hand, opening the possibility of speech to children. The ethical psychoanalysis, referenced in the incompleteness of all knowledge and in the insistence that the subject produces the know about what happens to him, became thus, the guiding methodological orientation of research.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa pretende demonstrar que os efeitos silenciadores e segregadores dos saberes socialmente estabelecidos sobre as dificuldades do aprender, embora presentes, não impedem que as crianças encontrem formas de se apresentar, em sua singularidade, como capazes de produzir um saber sobre o que lhes acontece na escola. Para tanto, inicia-se por examinar os dois mais conhecidos manuais de psiquiatria infantil, produzidos ao longo do século XX, Kanner (1935) e Ajuriaguerra (1970), com o objetivo de identificar as maneiras como os impasses das crianças com a educação escolarizada são nomeados na sua origem. A ciência psiquiátrica, como se sabe, foi a primeira a acolher esse produto indesejado do processo que estabelece a educação como obrigatória no ocidente: as dificuldades de aprendizagem. Posteriormente, empreende-se a identificação da maneira como o fenômeno das dificuldades de aprendizagem encontra-se circunscrito nas falas dos professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Constata-se aí uma reprodução de um modo de conceber o que se passa com as crianças na escola, que remonta aos fundamentos do processo de renovação pedagógica, conhecido como Escola Nova. Nessa perspectiva, as dificuldades de aprendizagem são concebidas no contexto de um espectro de variáveis que intervém no processo de aprendizagem concebido como um esforço adaptativo dos indivíduos em função de variáveis ambientais. Por fim, a presente investigação escuta as crianças identificadas como possuindo dificuldades para aprender, sobre essa suposta dificuldade. As mesmas surpreendem ao mostrarem que não estão de todo silenciadas pelos saberes que lhes são impostos, se mostrando capazes de dizer sobre o que lhes acontece na escola e a maneira como criam estratégias de sobrevivência para sua singularidade em meio a tantos saberes massificadores. O trabalho empreendido tem, na teoria psicanalítica, principalmente na orientação lacaniana, suas principais referências. A visada permitida pela psicanálise foi o que possibilitou questionar os saberes estabelecidos e, por outro lado, abrir a possibilidade de fala às crianças. A ética própria à psicanálise, referenciada na incompletude de todo saber e na insistência para que o sujeito produza o saber sobre o que lhe acontece, tornou-se, assim, a orientação metodológica norteadora da pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaber do sujeitopt_BR
dc.subjectSegregaçãopt_BR
dc.subjectPsicologizaçãopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectSaber da ciênciapt_BR
dc.subject.otherPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherFracasso escolarpt_BR
dc.titleO que a criança tem a dizer sobre o que se nomeia como dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_montagem_final_enviar.pdf3.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.