Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFJ4P
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas artísticas dos estudantes do curso de licenciatura em educação do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais
Autor(es): Cristiene Adriana da Silva Carvalho
Primeiro Orientador: Maria Isabel Antunes Rocha
Primeiro membro da banca : Neide das Graças de Souza Bortolini
Segundo membro da banca: Maria de Fatima Almeida Martins
Terceiro membro da banca: Vândiner Ribeiro
Quarto membro da banca: Raquel Martins de Assis
Resumo: Nesta investigação teve-se como propósito estudar as práticas artísticas dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FAE-UFMG. Compreende-se as práticas artísticas como um conjunto de linguagens de Arte, concebidas e fruídas pelos sujeitos, cujo entendimento abarca as relações da arte na sociedade. Nota-se que a construção histórica das práticas artísticas incorporou tensões e dicotomias devido às formas de apropriação destas práticas na sociedade. Neste trabalho discutiu-se a dicotomia existente entre o erudito e o popular, compreendendo-se a presença desta no histórico das práticas artísticas. Diante deste quadro, buscou-se compreender como se deu o processo de construção das representações sociais dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre as suas práticas artísticas. Nossa hipótese inicial era a de que os sujeitos do campo chegavam à graduação com as práticas artísticas ancoradas em referências populares e, ao terem contato com conhecimentos eruditos, vivenciavam a dicotomia entre o erudito e o popular, causando tomadas de posição nas referências de suas práticas artísticas. Para construir a análise teórico-metodológica de um panorama que se encontra em movimento, embasou-se este estudo na perspectiva das Representações Sociais proposta por Moscovici (1978). A fim de se perceber o processo de construção das representações sociais utilizamos a Abordagem Processual das Representações Sociais proposta por Jodelet (2001), partindo de Antunes-Rocha (2012) para se perceber o Movimento no processo de mudança da construção dessas representações Sociais. A abordagem metodológica dessa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa do tipo exploratório, para tanto foram aplicados questionários semiestruturados e realizadas vinte e duas entrevistas narrativas, a fim de compreender o movimento de construção das representações destes alunos sobre as suas práticas artísticas. Também realizamos consultas ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo a fim de se perceber a organização desta formação. Em seguida, foram elaboradas três categorias de análise: Conhecimentos prévios, práticas artísticas desenvolvidas nos Tempos Escola e Estágio Supervisionado de Artes. Estas categorias nos permitiram destacar dois movimentos, tomando-se como ponto inicial da análise as informações sobre a inserção dos alunos no curso e como ponto de chegada as práticas dos entrevistados no estágio de artes. O primeiro movimento denominado Manutenção das representações sociais foi constituído por sujeitos que mantiveram suas formas de pensar, sentir e agir sobre as práticas artísticas. O segundo movimento denominado Modificação foi marcado por modificações nas representações sociais das práticas artísticas após as experiências na universidade. Pode-se perceber que cada um desses movimentos possibilitou diferentes tomadas de posição o que motivou a discussão sobre os processos geradores dessas movimentações a partir das experiências formativas desenvolvidas na graduação.
Abstract: The purpose of this investigation is to study the artistic practices of students enrolled in the course of "Licenciatura em Educação do Campo" offered by FAE-UFMG. Artistic practices can be understood as a set of art languages, designed and experienced by subjects, whose understanding covers the relationships of the art in society. We notice that the historical construction of the artistic practices incorporated issues given the diversity of ways of appropriation of these practices in society. In this work, we discuss the existing dichotomy between the erudite and the popular, by understanding its presence in the history of artistic practices. Given this situation, that has many issues, we seek to understand how the social representations were built among the subject students about their artistic practices. Our initial hypothesis was that the subjects start their undergraduate with artistic practices anchored in popular references and, when they have contact with erudite knowledge, they face the dichotomy between erudite and popular, causing possible changes in their references of artistic practices. To build the theoretical-methodological analysis of a panorama that is in constant movement, we base this study in the theoretical perspective of Social Representations proposed by Moscovici (1978). To analyze the process of construction of social representations we used the "Processual" approach of social representations proposed by Jodelet (2001), from Antunes-Rocha (2012) to analyze the movement in the process of changing the construction of these social representations. The methodological approach of this research follows a qualitative approach of exploratory type, we applied semi-structured questionnaires and we realized twenty two narrative interviews to understand the movement of construction of representations of these students about their artistic practices. We also consulted the "Projeto Político Pedagógico" of the course of "Licenciatura em Educação do Campo" to understand the organization of this formation. Next, we elaborate three categories of analysis: previous knowledge, artistic practices developed at "Tempo Escola" and supervised internship of art. These categories allowed us to highlight two movements, by taking as a starting point of analysis information about the insertion of students in the course and as ending point the practices of the interviewed in the internship of art. The first movement, called "Maintenance" of the social representations, was constituted by subjects that stayed with their old ways of thinking, feeling and acting about the artistic practices. The second movement, called "Modification", was highlighted by modifications in the social representations of the artistic practices after experiences in university. We could realize that each one of these movements enabled distinct kinds of changes motivating the discussion about the process that caused these movements from the formative experiences developed in undergraduate degree.
Assunto: Arte e educação
Educação
Arte Aspectos sociais
Psicologia educacional
Representações sociais
Educação rural
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFJ4P
Data do documento: 4-Fev-2015
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