Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFJY6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Qualidade de relacionamento com fornecedores e resiliência em processos de suprimento
Autor(es): Letícia Ramos Carvalho
primer Tutor: Marcelo Bronzo Ladeira
primer Co-tutor: Marcos Paulo Valadares de Oliveira
primer miembro del tribunal : Noel Torres Junior
Segundo miembro del tribunal: Alexandre Teixeira Dias
Resumen: Esta dissertação tem pó objetivo central investigar os efeitos do desenvolvimento de relacionamentos com fornecedores críticos sobre resiliêcia em processos de suprimento. Particularmente, esta pesquisa se propôs a descrever quantitativamente as associações entre a qualidade dos relacionamentos e as capabilidades de resiliência nos processos de suprimentos entre contratante e sua base de fornecedores estratégicos. O tema da resiliência apresenta-se hoje como pertinente e de crescente notoriedade tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. O foco principal que o conceito de resiliência lança luz é na capacidade de recuperação de uma organização ou processo após eventos indesejados, assumindo que tais eventos podem ocorrer inesperadamente e gerar grande impacto, inclusive superando fronteiras organizacionais. A pesquisa, de caráter descritivo-conclusivo, dói delineada com base em abordagem quantitativa do tipo survey. As observações foram captadas sob a ótica de organizações em papéis de clientes em uma amostra de empresas dos setores industrial e de serviços, com sede e operações no estado do Espírito Santo, sendo diversificados em relação ao porte e ao segmento econômico de atuação. OS dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas e técnicas multivariadas da modelagem de equações estruturais, a fim de testar os caminhos e identificar os indicadores de qualidade algoritmo dos mínimos quadrados parciais (partial least squares ou PLS-SEM). Os achados da pesquisa evidenciam que as empresas podem obter resultados superiores de qualidade de relacionamento com seus fornecedores críticos. Os resultados empíricos demonstram a necessidade de se enfocarem os desenvolvimentos de relações de qualidade com fornecedores estratégicos na prática organizacional, tendo em vista o potencial de impactarema resiliência dos processo de suprimento. É mais um beneficio possível da gestão dos relacionamentos com fornecedores, que deve ser destacado também no treinamento gerencial, principalmente daqueles profissionais que mantêm contato direto com fornecedores, como os de compras e de logística. Este trabalho avançou ao organizar conhecimentos científicos recentes sobre tais temas, que, assim, tornam-se mais acessíveis aos gestores brasileiros. Também o quadro teórico acerca dos construtores do modelo da pesquisa constitui um esforço ainda inédito em língua português, que fica disponível para desenvolvimentos conceituais futuros.
Abstract: This work is central to investigate the effects of the development of relationships with critical suppliers on resiliêcia in procurement processes. In particular, this research aimed to quantitatively describe the associations between the quality of relationships and resilience capabilities in supply processes between contractor and its strategic supplier base. The theme of resilience is presented today as a relevant and growing reputation both in academia and in business. The main focus of the concept of resilience sheds light is the resilience of an organization or process after unwanted events, assuming that such events can occur unexpectedly and generate great impact, including overcoming organizational boundaries. The research, descriptive and conclusive character, it hurts outlined based on a quantitative approach of the survey type. The observations were taken from the perspective of organizations in client roles in a sample of companies in the industrial and service sectors, with headquarters and operations in the state of Espírito Santo, and diverse in terms of size and economic reporting segment. OS data were analyzed using descriptive statistics and multivariate modeling of structural equations, in order to test the paths and identify quality indicators - partial least squares algorithm (partial least squares or PLS-SEM). The survey findings show that companies can achieve superior results of relationship quality with their critical suppliers. The empirical results demonstrate the need to enfocarem quality relationships with strategic suppliers developments in organizational practice, given the potential impactarema resilience of the procurement process. It is another possible benefit of the management of supplier relationships, which should be featured on management training, especially those professionals who have direct contact with suppliers, such as purchasing and logistics. This work has advanced to organize recent scientific knowledge on these issues, which thus become more accessible to Brazilian managers. Also the theoretical framework about the research model builders is an unpublished work in Portuguese language, which is available for future conceptual developments.
Asunto: Logística empresarial
 Clientes Contatos
Administração de empresas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VFJY6
Fecha del documento: 24-oct-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_let_cia_ramos_carvalho.pdf50.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.