Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJSUG
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação permanente para equipe de enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
Authors: Zuleika Barbosa Damasceno
First Advisor: Walter Batista Cicarini
Abstract: Introdução: O presente estudo ressalta a importância da Educação Permanente em serviços de saúde para equipe de Enfermagem, visto que é um processo educativo que almeja a transformação e atualização dos profissionais e, consequentemente, levando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente. Objetivo: Analisar os métodos e estratégias para o desenvolvimento da Educação Permanente para equipe de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por meio dos Descritores Controlados (DeCs/Mesh) Educação Continuada, Educação em Enfermagem, Métodos, nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: Na primeira busca foram identificados 36 artigos e, após leitura previa, foram selecionados 15 deles. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram selecionados e, na última etapa sistemática da busca, em nove artigos foi aplicado o instrumento de coleta de dados bibliográficos. Conclusão: Os métodos e estratégias que fundamentam as ações de Educação Permanente em Saúde são tradicionalistas, configurando palestras, treinamentos e capacitações. São, ainda baseados na transmissão de conhecimentos técnicos e de caráter estritamente biológico. Conclui-se que a Educação Permanente não é vista como prioridade nos serviços e, por isso, encontra várias limitações para sua implementação.
Abstract: Introduction: The present study highlights the importance of Continuing Education in health services to nursing staff, as it is an educational process that aims at the transformation and upgrading of professionals , thus leading to improved quality of care provided to patients. Objective: To evaluate the methods and strategies for the development of Continuing Education for Nursing team. Methods: This is an integrative literature review , through Managed Descriptors (DeCs / Mesh) " Continuing Education" , " Education in Nursing" , "Methods" , the databases of the Virtual Health Library (VHL). Results: In the first search 36 articles were identified and after reading provided 15 of them were selected. After applying the inclusion and exclusion factors, 13 articles were selected and, in the last step systematic search, in nine articles the instrument to collect bibliographic data was applied. Conclusion: the methods and strategies that underlie the actions of Continuing Education in Health are traditionalists, configuring lectures, training and capacity building; are also based on the transmission of technical knowledge and strictly biological character. We conclude that the Continuing Education is not seen as a priority in services and therefore finds several limitations to their implementation.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJSUG
Issue Date: 15-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ufmg___universidade_federal_de_minas_gerais___zuleika_barbosa_damasceno.pdf288.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.