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dc.contributor.advisor1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.creatorZuleika Barbosa Damascenopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T19:20:21Z-
dc.date.available2019-08-11T19:20:21Z-
dc.date.issued2014-02-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJSUG-
dc.description.abstractIntroduction: The present study highlights the importance of Continuing Education in health services to nursing staff, as it is an educational process that aims at the transformation and upgrading of professionals , thus leading to improved quality of care provided to patients. Objective: To evaluate the methods and strategies for the development of Continuing Education for Nursing team. Methods: This is an integrative literature review , through Managed Descriptors (DeCs / Mesh) " Continuing Education" , " Education in Nursing" , "Methods" , the databases of the Virtual Health Library (VHL). Results: In the first search 36 articles were identified and after reading provided 15 of them were selected. After applying the inclusion and exclusion factors, 13 articles were selected and, in the last step systematic search, in nine articles the instrument to collect bibliographic data was applied. Conclusion: the methods and strategies that underlie the actions of Continuing Education in Health are traditionalists, configuring lectures, training and capacity building; are also based on the transmission of technical knowledge and strictly biological character. We conclude that the Continuing Education is not seen as a priority in services and therefore finds several limitations to their implementation.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O presente estudo ressalta a importância da Educação Permanente em serviços de saúde para equipe de Enfermagem, visto que é um processo educativo que almeja a transformação e atualização dos profissionais e, consequentemente, levando à melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente. Objetivo: Analisar os métodos e estratégias para o desenvolvimento da Educação Permanente para equipe de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por meio dos Descritores Controlados (DeCs/Mesh) Educação Continuada, Educação em Enfermagem, Métodos, nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: Na primeira busca foram identificados 36 artigos e, após leitura previa, foram selecionados 15 deles. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram selecionados e, na última etapa sistemática da busca, em nove artigos foi aplicado o instrumento de coleta de dados bibliográficos. Conclusão: Os métodos e estratégias que fundamentam as ações de Educação Permanente em Saúde são tradicionalistas, configurando palestras, treinamentos e capacitações. São, ainda baseados na transmissão de conhecimentos técnicos e de caráter estritamente biológico. Conclui-se que a Educação Permanente não é vista como prioridade nos serviços e, por isso, encontra várias limitações para sua implementação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleEducação permanente para equipe de enfermagem: uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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