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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Tomada de decisão e habilidades sociais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Autor(es): Daniel Foschetti Gontijo
Primeiro Orientador: Arthur Melo e Kummer
Resumo: Introdução: A literatura mostra que, em comparação com crianças com desenvolvimento típico, crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tendem a preferir recompensas imediatas a atrasadas mesmo que estas últimas sejam maiores e a fazer escolhas mais arriscadas. Em função disso, diz-se que elas apresentam um maior desconto temporal e uma sensibilidade anormal a reforços e punições em contextos de tomada de decisão. Ademais, crianças com TDAH são mais suscetíveis de apresentar déficits em habilidades sociais. Objetivos: Investigar se o desempenho em tarefas de tomada de decisão correlaciona-se com medidas de habilidades sociais, bem como se os grupos clínico e de comparação se diferenciam nessas medidas. Método: Trinta e três crianças com TDAH (8-11 anos) e 33 crianças com desenvolvimento típico (8-11 anos) foram submetidas a dois testes computadorizados de tomada de decisão e ao Social Skills Rating System (SSRS-BR). Seus pais também preencheram uma versão do SSRS-BR. No Maudsleys Index of Childhood Delay Aversion (MIDA), os participantes precisam escolher entre esperar 2 segundos para destruir uma espaçonave e ganhar um ponto e esperar 30 segundos para destruir duas espaçonaves e ganhar dois pontos. A preferência pela recompensa menor indica maior desconto temporal e, presumivelmente, maior aversão ao atraso. Na Hungry Donkey Task (HDT), os participantes precisam continuamente escolher entre quatro portas (A, B, C e D) cujas recompensas e penalizações variam em frequência e magnitude. Um índice de sensibilidade aos lucros e prejuízos e um índice de sensibilidade à magnitude e frequência das penalizações foram calculados para se fazer as principais análises. Resultados: As crianças com TDAH apresentaram piores avaliações na maior parte das habilidades sociais. Não houve diferenças de grupo no desempenho do MIDA e nas principais medidas da HDT. A preferência pelas recompensas maiores no MIDA correlacionou-se com as habilidades sociais globais e com as classes autocontrole/civilidade e autocontrole passivo. Algumas medidas da HDT estiveram correlacionadas com as habilidades sociais globais e com as classes assertividade, autocontrole, evitação de problemas e cooperação. Conclusão: As principais medidas do MIDA e da HDT não se correlacionam com as medidas de habilidades sociais. O esquema de reforçamento contínuo no MIDA e a complexidade dos esquemas da HDT podem ter produzido perfis de escolha pouco semelhantes àqueles que emergem em contextos naturais. Apesar disso, as correlações encontradas sugerem que as habilidades sociais estão atreladas à sensibilidade das crianças ao atraso, à frequência e à magnitude das consequências de suas escolhas.
Abstract: Introduction: The literature shows that, compared to typically developing children, children with ADHD tend to prefer immediate rewards than delayedeven if the latter are largerand make riskier choices. As a result, it is said that they have a higher "temporal discounting" and abnormal sensitivity to reinforcement and punishment in the context of decision making. Moreover, children with ADHD are more likely to show deficits in social skills. Objectives: To investigate whether measures of decision making correlate with measures of social skills, and if clinical and comparison groups differ on these measures. Method: Thirty-three children with ADHD (8-11 years) and 33 typically developing children (8-11 years) underwent two decision-making computerized tests and the Social Skills Rating System (SSRS-BR). Their parents also completed a version of the SSRSBR. In Maudsley's Index of Childhood Delay Aversion (MIDA), participants must choose between waiting 2 seconds to destroy a spaceship and earn one point, or to wait 30 seconds to destroy two spacecraft and earn two points. The preference for the choice of one point indicates higher temporal discounting and presumably greater delay aversion. In Hungry Donkey Task (HDT), the participants must continually choose between four ports (A, B, C and D) whose rewards and penalties (gains and losses of apples, respectively) vary in frequency and magnitude. An index of sensitivity to profits and losses and an index of sensitivity to the magnitude and frequency of penalties were calculated to do the main analyzes. Results: Children with ADHD had worse ratings in most social skills. There were no group differences in performance of MIDA and on key measures of HDT. The preference for the choices of two points in MIDA correlated with global social skills and self-control/civility and passive self-control classes. Some measures of HDT correlated with overall social skills and assertiveness, self-control, avoidance of problems and cooperation classes. Conclusion: The main measures of MIDA and HDT did not correlate with measures of social skills. The scheme of continuous reinforcement in MIDA and the complexity of the schemes of HDT may have produced choice profiles somewhat similar to those that arise in natural contexts. Nevertheless, the correlations found suggest that social skills are related to the sensitivity of children to the delay, the frequency and magnitude of the consequences of their choices.
Assunto: Habilidades sociais
Processo decisório
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VNGCH
Data do documento: 6-Dez-2013
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