Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VYJZR
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.creatorCassio Augusto Santos Sampaiopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:05:24Z-
dc.date.available2019-08-12T10:05:24Z-
dc.date.issued2014-11-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VYJZR-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis on a small company of maintenance and resale of bicycle parts, called Company X, owned by Mr. Sam. This analysis was performed with techniques and tools presented in the Strategic Information Management, as interview, internal and external environment analysis and Balanced Scorecard, with the objective of collecting data, transforming them into information and knowledge to conceptualize the Company X more structured and depth, and enable identifying and proposing strategic actions for the business. We used interviews to obtain data and information about the existence of the company, its operating habits as well as their reason for running. With the outcome of the interview, we developed the analysis matrix of internal and external environment to give the knowledge of the strengths, weaknesses, opportunities and threats of business and was possible to develop a form of activities that company exercises and activities they should engage to achieve the business objectives by aligning them to the mission and vision of the company. From this information, we developed the Balanced Scorecard as a tool to spport decisions of Mr. Sam, which was proposed to monitor indicators that report to the user if the company is effectively applying their efforts in the right activities, which will take you to reach the desired level. At the end of this work a synthesis of all this analysis of the company will be presented, and containing the proposed strategic plan for Mr. Sam.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresentará uma análise realizada em uma microempresa do ramo de serviços de manutenção e revenda de peças para bicicletas, denominada Empresa X, de propriedade do Sr. Sam. Esta análise foi realizada com o auxílio de técnicas e ferramentas apresentadas no curso de Gestão Estratégica da Informação, como entrevista, análises de ambiente interno e externo e Balanced Scorecard, com o objetivo de coletar dados, transformá-los em informações e conhecimento para conceituar de forma mais estruturada e aprofundada a Empresa X e possibilitar identificar e propor ações estratégicas para o negócio. Utilizou-se entrevistas para obter dados e informações a respeito da existência da empresa, seus hábitos operacionais, bem como sua razão de funcionamento. Com o resultado da entrevista, desenvolveu-se a matriz de análise do ambiente interno e externo obtendo-se o conhecimento das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio e foi possível desenvolver um formulário de atividades que a empresa exerce e atividades que deveriam exercer para concretizar os objetivos do negócio alinhando-os à missão e visão da empresa. A partir dessas informações, desenvolveu-se o Balanced Scorecard como ferramenta de apoio às decisões do Sr. Sam, que foi proposto para monitorar indicadores que reportam ao usuário se a empresa está efetivamente aplicando seus esforços nas atividades corretas, que o levará a atingir o patamar desejado. Ao final do trabalho será apresentada uma síntese de toda essa análise da empresa, contendo e o plano estratégico proposto para o Sr. Sam.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estrategico  pt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informação  pt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresas  pt_BR
dc.titleProposta de plano estratégico para microempresas do setor de serviços: estudo de casopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
proposta_de_plano_estrat_gico_para_microempresas_do_setor_de_servi_os____estudo_de_caso.pdf960.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.