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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZHXC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Implementação do sistema de monitoramento e avaliação dos cursos técnicos da área da saúde da escola de saúde pública do Ceará: centrado na supervisão pedagógica |
Authors: | Kilvia Maria Albuquerque |
First Advisor: | Sonia Maria Nunes Viana |
First Referee: | Salete Maria de Fatima Silqueira de Rese |
Abstract: | O conceito de Supervisão Pedagógica baseia-se na evolução da legislação e do estudo de diversos autores, refere a função de supervisão, uma orientação no sentido de ajudar o professor supervisionado a desenvolver a sua carreira, estimulando o seu desempenho também através de uma forma reflexiva, exercendo, deste modo, uma influência indireta na aprendizagem dos alunos e consequentemente na qualidade da educação pois, parecerá bem a todos que deverá ser este o cerne principal de toda a dinâmica das inovações criadas nos sistemas educativos. A supervisão, assim concebida, vai muito além de um trabalho meramente técnico pedagógico, como é entendido com frequência, uma vez que implica uma ação planejada e organizada a partir de objetivos muito claros, assumidos por todo o pessoal escolar, com vistas ao fortalecimento do grupo e ao seu posicionamento responsável frente ao trabalho educativo. Esse Projeto de Intervenção propõe estratégias singulares que visam contribuir para a implementação de um sistema de monitoramento e supervisão, com definição de diretrizes gerais de acompanhamento, ações estratégicas, uso de instrumentos específicos e operacionalização da supervisão pedagógica. Acreditamos que a implementação dessas estratégias possa desenvolver nos profissionais, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes indispensáveis à ação pedagógica no campo da supervisão. Esse Sistema de Monitoramento e Avaliação será implementado pela equipe de supervisores pedagógicos da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O monitoramento e a avaliação das atividades serão processuais, sendo realizados durante toda a execução do projeto, através de indicadores definidos previamente, contemplando as duas estratégias elaboradas para cada objetivo específico descrito, na tentativa de resolução da problemática em questão. |
Subject: | Educação em Enfermagem |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZHXC |
Issue Date: | 27-Feb-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
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