Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMVD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Angelica de Oliveira Araujo | pt_BR |
dc.creator | Maria Cecília da Silva Soares Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T22:30:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T22:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMVD | - |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou propor, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre Modelo Cinético Molecular em turmas do 1º ano do Ensino Médio, visando à construção do conhecimento desse modelo pelos alunos. A sequência didática foi elaborada utilizando atividades focadas em Ensino por Investigação e na valorização da argumentação, e foi aplicada buscando valorizar os discursos dialógicos e de autoridade. Nosso principal objetivo foi tentar vencer obstáculos da subjetividade no ensino do Modelo Cinético Molecular; e despertar o espírito científico e investigativo na sala de aula, contribuindo para a formação desse conceito tão fundamental para a construção de outros modelos mais sofisticados no Ensino de Química. Ao final do trabalho desenvolvido, os alunos se mostraram mais motivados e propuseram à professora que desenvolvesse outras sequência didáticas semelhantes nas aulas seguintes, utilizando a mesma linha de trabalho. Os alunos disseram que as aulas ficaram mais agradáveis e prazerosas, o que nos traz evidências do êxito do trabalho desenvolvido, no que tange à motivação dos alunos. A aplicação da sequência didática também demonstrou resultados satisfatórios na utilização desse modelo para a resolução de problemas pelos alunos. Desse modo, acreditamos que uma sequência didática proposta nos levou à valorização do diferentes tipos de discurso na sala de aula e colaborou para o processo construção do conhecimento pelos alunos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Modelo cinético molecular | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Cinética quimica | pt_BR |
dc.subject.other | Química | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Modelo cinético molecular: desenvolvimento de uma sequência didática em uma abordagem investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_maria_cecilia_finalizada.pdf | 384.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.