Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMVD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angelica de Oliveira Araujopt_BR
dc.creatorMaria Cecília da Silva Soares Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:30:24Z-
dc.date.available2019-08-09T22:30:24Z-
dc.date.issued2015-03-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMVD-
dc.description.resumoEste trabalho buscou propor, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre Modelo Cinético Molecular em turmas do 1º ano do Ensino Médio, visando à construção do conhecimento desse modelo pelos alunos. A sequência didática foi elaborada utilizando atividades focadas em Ensino por Investigação e na valorização da argumentação, e foi aplicada buscando valorizar os discursos dialógicos e de autoridade. Nosso principal objetivo foi tentar vencer obstáculos da subjetividade no ensino do Modelo Cinético Molecular; e despertar o espírito científico e investigativo na sala de aula, contribuindo para a formação desse conceito tão fundamental para a construção de outros modelos mais sofisticados no Ensino de Química. Ao final do trabalho desenvolvido, os alunos se mostraram mais motivados e propuseram à professora que desenvolvesse outras sequência didáticas semelhantes nas aulas seguintes, utilizando a mesma linha de trabalho. Os alunos disseram que as aulas ficaram mais agradáveis e prazerosas, o que nos traz evidências do êxito do trabalho desenvolvido, no que tange à motivação dos alunos. A aplicação da sequência didática também demonstrou resultados satisfatórios na utilização desse modelo para a resolução de problemas pelos alunos. Desse modo, acreditamos que uma sequência didática proposta nos levou à valorização do diferentes tipos de discurso na sala de aula e colaborou para o processo construção do conhecimento pelos alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectModelo cinético molecularpt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.otherCinética quimica  pt_BR
dc.subject.otherQuímicapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleModelo cinético molecular: desenvolvimento de uma sequência didática em uma abordagem investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_maria_cecilia_finalizada.pdf384.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.