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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WBQ6W
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Eliza Maria Farias | pt_BR |
dc.creator | Suzeli de Castro de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T04:34:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T04:34:34Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WBQ6W | - |
dc.description.resumo | Na área de Ciências são inúmeras as pesquisas e trabalhos desenvolvidos com o intuito de facilitar a compreensão, pelos estudantes, de conteúdos diversos. Um dos recursos que vem sendo amplamente utilizado e discutido é o uso de analogias. Junior (2009) cita que Harrison e Treagust (1993) definem a analogia como uma comparação baseada em similaridades entre estruturas de dois domínios diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Similarmente, Terrazan et al (2005) explica que é comum as analogias serem definidas como sendo uma comparação baseada em similaridades entre estruturas de dois domínios diferentes. Um deles não familiar, desconhecido ou pouco conhecido, chamado domínio alvo (ou alvo, apenas), e o outro, conhecido ou familiar, chamado de domínio análogo. Segundo Soares (2008) o uso de analogias permite aproximar um assunto complexo da realidade do aluno, e essa aproximação contribui para o melhor entendimento dos conceitos a serem trabalhados. Vários autores têm refletido sobre o papel das metáforas e também das analogias tanto na produção do conhecimento em áreas específicas do saber, quanto na construção do conhecimento em uma disciplina, como propõe Ferraz & Terrazan (2001). Monteiro & Justi (2000) relatam sobre a dificuldade encontrada para classificar muitas analogias e evidencia a necessidade de estudos sobre o uso de analogias em livros de Ciências. A utilização de livros didáticos na sala de aula por professores já é uma realidade em muitas escolas, Francisco Junior (2009) afirma que os livros didáticos são importantes mecanismos de homogeneização de conceitos, conteúdos e abordagens de ensino e, em algumas ocasiões podem ser a única alternativa para a qual o professor recorre. Sabendo da existência de analogias nos livros didáticos de biologia do ensino médio torna-se necessário e importante a análise dessas analogias presentes nos livros didáticos. Como afirma Hoffmann & Scheid (2006), se o professor não explica corretamente as analogias do livro texto, ou se o aluno tem o livro como único material de estudo, a única referência é aquela feita pelo autor e não sendo possível saber se os alunos estão realmente compreendendo a analogia utilizada. O intuito deste trabalho foi fazer um levantamento e classificação das analogias encontradas em um livro didático de biologia. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Analogias | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estudo das analogias presentes em livros didáticos de biologia | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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estudo_das_analogias_presentes_em_livros_did_tico_suzelialmeida_ufmg.pdf | 248.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
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