Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WETEQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alcenir Soares dos Reispt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Rezende Cabralpt_BR
dc.contributor.referee2Diana Farjalla Correia Limapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.contributor.referee4Leticia Juliaopt_BR
dc.creatorClotildes Madalena de Avelar Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:20:58Z-
dc.date.available2019-08-09T14:20:58Z-
dc.date.issued2014-10-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WETEQ-
dc.description.abstractThe aim of this research, based on the dialogue among information, technology, museum, cultural heritage and memory, was done to capture the potentialities of these contributions for the education heritage and the proposals of a virtual museum. It was carried out having as an empiric fundament the Ofício das Paneleiras de Goiabeiras in Vitória, Espírito Santo State, the first Brazilian cultural asset to be recognized as an intangible cultural heritage. The methodology used was to map the virtual museums proposals and rescue the memory of the capixabas craftsmanship using semi-structured interviews and the oral history. Theresearch obtained as its results the reconstitution of the craftsmanship, the significance of the work for the group and comprehended the participation of the different actors for the Oficio das Paneleiras as a cultural assets. Based on these results and having as referencethe researched data, a proposal for Virtual Museum (MUVI) was elaborated as a contribution to the and the safeguard intangible cultural heritage.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo, a partir da interlocução entre informação, tecnologia, museu, patrimônio cultural e memória, apreender as potencialidades destes aportes para a educação patrimonial e a proposição de um modelo de museu virtual. Sua realização teve como fundamento empírico o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras em Vitória no Espírito Santo, o primeiro bem cultural reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Metodologicamente buscou mapear as propostas de museu virtual e recuperou a memória do ofício das artesãs capixabas, utilizando entrevistas semi-estruturadas e sob a ótica da história oral. Obteve como resultados da pesquisa a reconstituição do ofício, o significado do trabalho para o grupo e apreendeu ainda a participação dos diferentes atores para a instituição do Oficio das Paneleiras como bem cultural. Baseado nestes resultados, tendocomo referência os dados da pesquisa, foi elaborada uma proposta de Museu Virtual (MUVI) como contribuição para a educação patrimonial e a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural imaterialpt_BR
dc.subjectMuseu virtualpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçaopt_BR
dc.subject.otherMuseus virtuaispt_BR
dc.titleInformação, educação patrimonial e museus no ciberespaço: diálogospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_clotildes_final_2703_.pdf9.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.