Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUJF
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Relações entre sensações sinestésicas, estados emocionais e estruturas musicais
Autor(es): Guilherme Francisco Furtado Bragança
Primeiro Orientador: Paulo Caramelli
Primeiro Coorientador: Joao Gabriel Marques Fonseca
Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre o estímulo de sensações e emoções pela escuta de trechos de músicas e sua estrutura musical, comparando-se a percepção de músicos e não músicos. Foi feita revisão da literatura sobre sensação, percepção, sinestesia e emoções despertadas na escuta de trechos musicais, reforçando a ideia da existência de uma sinestesia latente, que pode ter influência no processo criativo e na percepção. Realizaram-se testes de percepção com 68 voluntários, igualmente distribuidos entre músicos e não músicos, para se investigar a existência de convergência na escolha de adjetivos sinestésicos, na manifestação de estados emocionais e na atribuição de cores para oito trechos musicais. Fez-se análise dos parâmetros musicais dos excertos usados na pesquisa, com o objetivo de se compreender a relação entre a estrutura musical e as percepções. Verificou-se a existência de convergência na percepção de sensações, emoções e cores para mesmos trechos musicais, em cada grupo, de músicos e não músicos, e globalmente. Pode-se perceber nítida associação entre emoções, sensações e cores: Os trechos 1 e 5 despertaram tranquilidade, suavidade e tenderam para o azul claro; as músicas 2 e 4, que provocaram alegria e sensação de fluência, tenderam para o amarelo, os excertos 3 e 6 causaram tristeza e sensação de peso e foram, ambas, bimodais na escala de cores, tendendo para o vermelho e o azul marinho. A música 7, considerada tensa, densa e enérgica, tendeu para o vermelho. A música 8, que para todos os voluntários foi a mais neutra em emoções e sensações, tendeu para o verde claro. Tal convergência de resultados sugere que a estrutura musical exerce papel primordial na indução de sensações e emoções, se comparada a fatores subjetivos. Nota-se também influência dos parâmetros temporais (andamento, pulso, rítmo e métrica) sobre a energia, e da combinação de ritmo e de parâmentros ligados às alturas (escala, complexidade harmônica, estrutura melódica, registros) na caracterização da valência. Embora músicos e não músicos tenham percebido as mesmas emoções em cada trecho musical, pode-se notar que músicos pontuaram um pouco mais fortemente as emoções do que não músicos, o que pode indicar influência do melhor conhecimento da linguagem musical na intensidade da fruição musical.
Abstract: The present study aims to investigate the relationship between the stimulus of sensations and emotions by listening to excerpts from music and their musical structure, comparing the perception of musicians and non-musicians. A review of the literature on sensation, perception, synesthesia and emotions aroused in listening to musical excerpts was taken, reinforcing the idea of the existence of a latent synesthesia, which can affect the creative process and perception. Perception tests with 68 subjects, equally divided between musicians and non-musicians, was conducted to investigate the existence of convergence in choosing synesthetic adjectives, the expression of emotional states and assigning colors to eight music snippets. Analysis of parameters of musical excerpts used in research, with the goal of understanding the relationship between musical structure and perceptions was conducted. We verified the existence of convergence on perception of sensations, emotions and colors for same musical excerpts within each group of musicians and non-musicians, and globally. We can perceive clear association between emotions, sensations and colors: Excerpts 1 and 5 aroused tranquility, softness and tended to bright blue; musics 2 and 4, which caused joy and sense of fluency, tended to yellow, excerpts 3 and 6 aroused sadness and heaviness and were both bimodal in color scale, tending to red and navy blue. Music 7, considered tense, dense and energetic, tended to red. Music 8 that for all volunteers was the most neutral on both emotions and sensations, tended to pale green. These results suggest that musical structure plays a key role in the induction of sensations and emotions, compared to subjective factors. It is also noticed influence of temporal parameters (tempo, pulse, rhythm and meter) on energy, and the combination of rhythm and parameter settings related to pitch (range, harmonic complexity, melodic structure, records) in the characterization of valence. Although musicians and non-musicians have noticed the same emotions in each piece of music, it can be noted that musicians scored slightly stronger emotions than non-musicians, which may indicate an influence of increased knowledge of musical language in the intensity of musical enjoyment.
Assunto: Sinestesia
Musica
Neurociências
Sentidos e sensações
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WMUJF
Data do documento: 10-Fev-2015
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