Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9
Type: Monografias de Especialização
Title: A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais
Authors: Raquel Alves Fortes
First Advisor: Denise França Stehling
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema: "A indisciplina dos alunos dentro da escola e suas implicações na aprendizagem e nas relações interpessoais. Os objetivos específicos são levantar de que forma os professores da escola estão favorecendo para que a indisciplina na escola diminua e abordar como o gestor escolar pode construir soluções coletivamente para lidar com as tensões e questões indisciplinares. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Em seu desenvolvimento, há descrições de como a Escola Estadual Professor Guerino Casassanta convive com os desafios decorrentes da indisciplina escolar. Ao final aponta-se como é primordial que a escola, juntamente com os gestores escolares invistam no fortalecimento dos órgãos colegiados, na construção de um regimento escolar vivo e eficaz coerente com o Projeto Político Pedagógico e acima de tudo, crie instrumentos de motivação para alunos e professores retomarem a participação nos projetos desenvolvidos pela escola, como parte atuante da mesma.
Subject: Psicologia escolar
Escolas Organização e administração
Disciplina escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WPPL9
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_raquelalvesfortes.turma5.pdf431.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.