Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O papel do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática |
Authors: | Eva Beatriz da Silva Ferreira |
First Advisor: | Laisa Kelly Vilanova |
Abstract: | O presente trabalho enfoca a temática do Papel do Coordenador Pedagógico no Contexto da Gestão Democrática. Atualmente vem sendo buscada, mas não é algo que se encontra pronto, devendo assim ser construída no decorrer do processo escolar, sendo necessária uma gestão democrática e participativa, pois o mundo globalizado e capitalista cobra das Instituições de Ensino uma adaptação ao novo modelo de gestão onde produtividade, eficácia, eficiência, cooperação e participação social são metas que norteiam a gerência escolar. Assim o coordenador pedagógico desempenha papel essencial no procedimento da gestão democrática escolar, sendo necessário construir o novo perfil profissional do coordenador pedagógico, delimitando seu espaço de atuação e reforçando sua identidade. Para que isto seja possível, é necessário requerer do coordenador uma boa formação, uma liderança eficiente e um trabalho coletivo que busque - conforme o projeto político pedagógico da Escola Municipal Paulo Freire prevê - a autonomia, liberdade, participação na construção do projeto político pedagógico, espaços de reflexão contínuos sobre a prática pedagógica, desenvolvimento das ações e metas estabelecidas para o alcance dos objetivos propostos. Por fim, é fundamental que o trabalho pedagógico e de toda a equipe escolar possa ser avaliado, de modo a possibilitar uma reorganização e/ou reconstrução de seu Projeto Político Pedagógico, Regimento escolar, projetos, planejamentos e planos etc., propiciando assim a consolidação da gestão democrática. |
Subject: | Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGS3 |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar / EAD |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.