Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJLD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hasla de Paula Pachecopt_BR
dc.creatorDaniella Demétrio Raidpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:38:01Z-
dc.date.available2019-08-10T10:38:01Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJLD-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o tema sobre os conselhos escolares na gestão na escola como importante ferramenta de participação na construção do PPP na gestão democrática, e tem como âmbito a revisão da literatura sobre a temática em questão ao qual embasaram o curso de gestão escolar da UFMG no ano de 2014. Partindo da análise teórica das concepções de participação social e democrática na gestão na escola, e as reflexões no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico do Centro Infantil Wilma Costa Pinto buscou-se descrever sobre a importância da existência desse canal de participação, o levantamento normativo do mesmo, somando ao PPP da escola Wilma da Costa Pinto, a importância da participação da comunidade escolar, na instituição para a emancipação humana. Objetivou-se explorar e refletir sobre a existência desse canal de participação no Centro Infantil Wilma da Costa Pinto Afonso, seu lócus, e os envolvidos, comunidade escolar e sociedade civil construindo saberes, aprendendo e com isso impulsionando a produção humana. A reflexão inicial aponta para a existência superficial do conselho escolar na instituição, meramente em resposta à legislação que normatiza e determina sua criação. O trabalho apresenta criticas em relação à inexistência efetiva de participação, e do conhecimento de fato deste espaço, como integrador entre a comunidade e escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas Gestão democráticapt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherConselhos de educaçãopt_BR
dc.titleConselho escolar como espaço democrático: uma abordagem social e participativa na gestão na escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdf509.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.