Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJLD
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Hasla de Paula Pacheco | pt_BR |
dc.creator | Daniella Demétrio Raid | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T10:38:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T10:38:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJLD | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o tema sobre os conselhos escolares na gestão na escola como importante ferramenta de participação na construção do PPP na gestão democrática, e tem como âmbito a revisão da literatura sobre a temática em questão ao qual embasaram o curso de gestão escolar da UFMG no ano de 2014. Partindo da análise teórica das concepções de participação social e democrática na gestão na escola, e as reflexões no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico do Centro Infantil Wilma Costa Pinto buscou-se descrever sobre a importância da existência desse canal de participação, o levantamento normativo do mesmo, somando ao PPP da escola Wilma da Costa Pinto, a importância da participação da comunidade escolar, na instituição para a emancipação humana. Objetivou-se explorar e refletir sobre a existência desse canal de participação no Centro Infantil Wilma da Costa Pinto Afonso, seu lócus, e os envolvidos, comunidade escolar e sociedade civil construindo saberes, aprendendo e com isso impulsionando a produção humana. A reflexão inicial aponta para a existência superficial do conselho escolar na instituição, meramente em resposta à legislação que normatiza e determina sua criação. O trabalho apresenta criticas em relação à inexistência efetiva de participação, e do conhecimento de fato deste espaço, como integrador entre a comunidade e escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.title | Conselho escolar como espaço democrático: uma abordagem social e participativa na gestão na escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_salvo_para_o_cd_prin_table_pdf.pdf | 509.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.