Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJX5
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dc.contributor.advisor1Ana Paula da Silva Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Joyce Rodrigues Silva Goncalvespt_BR
dc.creatorEvaldo de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T19:02:16Z-
dc.date.available2019-08-13T19:02:16Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJX5-
dc.description.resumoO estudo realizado propõe uma reflexão sobre o problema sério que é a ausência da família do educando na escola. Baseia-se em argumentos que pugnam por demostrar que os mecanismos de efetivação do direito à educação processos legiferantes nem sempre são eficazes na efetivação dessa relação, posto que, mesmo sendo a educação um direito/dever para o aluno e seus responsáveis, mesmo tendo caráter de direito subjetivo, e um poder/dever para o estado, na prática não se vê muito resultado positivo na relação escola-família-sociedade. Na verdade, o que se vê é muito menos daquilo que se espera em relação a uma parceria que, a priori, deveria ser natural: família-escola-sociedade. Percebe-se que os textos constitucional e legal visam à preparação do educando ao convívio social com equidade. Ainda, observa-se o caráter solidário emprestado à prática social político-pedagógica, que deve estar inserido no Projeto Político Pedagógico uma vez que a escola é o espaço em que, em tese, se desenvolve na pessoa humana uma consciência de si mesmo em relação ao outro, em uma verdadeira relação altruísta. Através do método de pesquisa bibliográfica, busca-se trazer à prática do dia a dia instrumentos que insiram e que fortaleçam a relação da escola com a sociedade através da família daqueles que foram entregues aos seus cuidados. Seja com o fim de implementar o papel social da instituição de ensino, seja com o propósito de estabelecer melhorias na prática pedagógica por meio do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito Subjetivopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subject.otherEducação Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherDireito a educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino obrigatoriopt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino Legislaçãopt_BR
dc.titleA educação como direito público subjetivo e a eficácia das normas jurídicas em cujo Escopo está a tentativa de trazer as famílias para o seio da escola: poder/dever e direito/deverpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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