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dc.contributor.advisor1Beatriz Lopes Falcãopt_BR
dc.creatorElizete Alves Matosopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:45:29Z-
dc.date.available2019-08-13T00:45:29Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK6L-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma análise da Escola em Tempo Integral implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais, especificamente na Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, na periferia da cidade de Curvelo/MG. Muitas dificuldades estão sendo enfrentadas desde que iniciamos com o Projeto Tempo Integral, em 2008. Obtivemos êxito com a implantação do projeto, principalmente, no que se refere ao auxílio pedagógico e aprendizagem dos alunos, com melhora significativa por parte dos alunos, elevando a proficiência da escola e zerando o baixo desempenho em língua portuguesa e matemática. No entanto, algumas dificuldades ainda persistem, dentre elas a oferta de uma boa infraestrutura física no prédio escolar para abrigar o projeto Tempo Integral no contraturno; permitindo um espaço salubre e bem organizado; a falta de interação entre os dois turnos, de forma que o aluno seja avaliado em sua integralidade, seus avanços cognitivos, sociais e culturais. Outro dado relevante e merecedor de análise diz respeito aos recursos destinados ao projeto, que estão sempre aquém das demandas e não chegam em tempo hábil. Também podemos destacar dificuldades de parcerias com a iniciativa privada, rotatividade dos alunos, falta de cursos de formação profissional para os docentes que atuam no projeto e assistência por um pedagogo diariamente para o projeto e mais, acompanhar de perto a aplicação dos recursos destinados às atividades pedagógicas, possibilitando assim, um desenvolvimento cognitivo, psicológico, valorização do eu, e das habilidades individuais dos alunos, através das oficinas pedagógicas. Esperamos que a inclusão do Projeto Tempo Integral no PPP venha, de fato, promover uma aprendizagem significativa aos discentes participantes, pois todas as dificuldades foram inseridas no PPP da escola no ano de 2014 para serem sanadas já em 2015.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTempo Integralpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstrutura físicapt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas de tempo integralpt_BR
dc.titleEducação integral: uma realidade distantept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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