Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQPY9
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A gestão democrática com envolvimento da equipe pedagógica e da comunidade escolar
Autor(es): Patricia Carla Pereira
Primeiro Orientador: Sandra Maria Gloria da Silva
Resumo: O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Paulino Bento Pereira de Amorim. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. A Escola Municipal Paulino Bento Pereira de Amorim oferece dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Percebe-se a falta de participação da família e nota-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se as obras Azevedo (2001), Dourado (1998), Luck et al (2000) e Paro (2001) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com a mesma.
Assunto: Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQPY9
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_de_especializa__o_patr_cia_carla_pereira.pdf276.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.