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dc.contributor.advisor1Andre Guilherme Dornelles Dangelopt_BR
dc.contributor.referee1Celina Borges Lemospt_BR
dc.contributor.referee2Patricia Thomé Junqueira Schettinopt_BR
dc.creatorDaniella Coli Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T05:08:20Z-
dc.date.available2019-08-12T05:08:20Z-
dc.date.issued2014-10-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGP8-
dc.description.abstractThis thesis discourses on the most advanced expressions of Late Baroque in the state of Minas Gerais in the 1800s, in an attempt to establish the ways in which the style was expressed and the disruptions that occurred. In order to attain a better understanding of this study, it was of primary importance to comprehend the origins of Late Baroque in Europe through the most notable works and architects of Central Europe, based on the Italian treatises. Afterwards, we took into consideration this style development in the North of Portugal, by analyzing the architecture designed by Nasoni, André Soares, and Carlos Amarante. Following, we discerned how this style is set in Brazil throughout the works of the Franciscans in the Northeast, as well as two churches in Rio de Janeiro, by means of adopting a new planimetric typology. Lastly, we considered the works attributed to Anthony Calhoun, important figure within the state of Minas Gerais, who caused many innovations in the architecture of the period. After such considerations, we have proposed a revision of the facades model designed by Sylvio de Vasconcellos, which was based on the progression from rectangular to curved models, and it was considered outdated according to studies conducted by historians over the years. Herewith, we divided this analysis into six discourses which justify the changes made, the last being the central theme of the thesis, i.e, Late Baroque architecture in Minas Gerais: Continuances and Ruptures. With the aim of analyzing this last fraction, we selected a dozen churches which are believed to significantly characterize the Late Baroque style in the 19th Century. They are the Mother Church of Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias in Ouro Preto, Mother Church of Santo Antônio in Tiradentes, Mother Church of Nossa Senhora do Pilar in São João Del-Rei, Mother Church of São João Batista in Barão de Cocais, Mother Church of São Brás do Suaçuí, Mother Church of Nossa Senhora de Oliveira, Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia Church in Ouro Preto, Mother Church of Senhor Bom Jesus de Campo Belo, Santo Antônio Cathedral in Campanha, Nossa Senhora da Boa Morte Church in Barbacena, and São José Church in Congonhas do Campo. Finally, as means of completing the analysis, we have also arranged a photographical and architectural survey of all the churches which integrate the corpus of this thesis.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discorre sobre as manifestações mais avançadas do Barroco Tardio em Minas Gerais no século XIX, a fim de estabelecer a forma como o estilo se manifestou e as rupturas que ocorreram. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário entender, primeiramente, as origens do Barroco Tardio na Europa, através de obras e arquitetos que marcaram principalmente a Europa Central, tendo como fundamento a tratadística italiana. Posteriormente verificamos a trajetória do estilo no norte de Portugal, analisando a arquitetura desenvolvida por Nicolau Nasoni, André Soares e Carlos Amarante. Após o entendimento do estilo em território europeu, verificamos como este se fixou no Brasil, através das obras dos franciscanos no Nordeste; de duas igrejas no Rio de Janeiro que adotaram uma nova tipologia planimétrica; e, por fim, as obras atribuídas a Antônio Calheiros, figura significativa dentro do cenário mineiro, que trouxe inovações para época. Sendo assim, após esses estudos, propusemos a revisão do modelo de fachadas proposto por Sylvio de Vasconcellos, que era baseado na evolução a partir de modelos retangulares até os curvos, e que diante dos estudos feitos no decorrer dos anos, pelos historiadores, estava desatualizado. Com isso, dividimos a análise do modelo em seis discursos que justificam as modificações feitas, sendo que a última é o tema central da dissertação, ou seja, a arquitetura do Barroco Tardio em Minas Gerais: permanências e rupturas. Para analisar, portanto, essa última parte, selecionamos e analisamos doze igrejas que acreditamos caracterizar de forma significativa o estilo dentro do século XIX. São elas: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias/Ouro Preto, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar/Ouro Preto, Igreja Matriz de Santo Antônio/Tiradentes, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar/São João del-Rei, Igreja Matriz de São João Batista/Barão de Cocais, Igreja Matriz de São Brás do Suaçuí, Igreja Matriz de Nossa Senhora de Oliveira, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia/Ouro Preto, Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Campo Belo, Catedral de Santo Antônio/Campanha, Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte/Barbacena e Igreja São José/Congonhas do Campo. Por fim, para compor toda a análise, fizemos também o levantamento fotográfico e arquitetônico de todas as igrejas estudadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectBarroco tardiopt_BR
dc.subjectArquitetura religiosapt_BR
dc.subject.otherArquitetura religiosa Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherIgrejas Séc XIXpt_BR
dc.subject.otherFachadas Históriapt_BR
dc.subject.otherArquitetura barroca Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherArquiteturapt_BR
dc.titleA arquitetura do barroco tardio em Minas Gerais: permanências e rupturaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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