Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR
Type: Monografias de Especialização
Title: Organização curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar
Authors: Nara Lucia Gomes de Oliveira
First Advisor: Denise França Stehling
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta com o tema Organização Curricular: participação efetiva do gestor e da comunidade escolar. O objetivo geral é apresentar soluções a luz da teoria sobre a relação que existe entre a organização curricular e os altos índices de evasão escolar. Tem como objetivos específicos relacionar fatores internos e externos à escola que influenciam nos índices de evasão e sua relação com o currículo. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se a importância de se fazer a relação do currículo escolar com a realidade da escola tornando cada vez mais próximo da vida prática dos alunos, objetivando diminuir a evasão escolar.
Subject: Currículos
Comunidade e escola
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WURAR
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_naraluciagomesdeoliveira.turma5.pdf434.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.