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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVQD3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Natália Fernanda Lobato de Abreu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T02:18:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T02:18:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVQD3 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva analisar a concepção de avaliação da aprendizagem presente no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Cecília Meireles, verificando se corresponde a organização do ensino em ciclos de aprendizagem. Os objetivos específicos buscam analisar e identificar o processo de avaliação nos Ciclo do Ensino Fundamental e identificar a relação da avaliação com a democratização do ensino, enfatizando o papel do professor e do aluno. A análise iniciou-se por meio de estudo da literatura que tratam dos temas avaliação da aprendizagem escolar, organização do ensino fundamental em ciclos, concepções da avaliação escolar, avaliação da aprendizagem nos Ciclos. Buscou desenvolver análise do tema do projeto, baseado no referencial teórico e na legislação. Quanto ao referencial, aponta os avanços e os pontos necessitados de aprimoramento. Deste modo ficou constatado, que os sistemas de ensino organizado em Ciclos devem ter o foco na concepção da avaliação formativa, no aspecto qualitativo e na adoção do regime de progressão continuada, com objetivo de permitir ao aluno a continuidade ininterrupta de seu percurso escolar. Verificou-se que o projeto de avaliação elaborado pela escola é apresentado como processo contínuo e os resultados permitem a tomada de decisões que busca a superação das dificuldades diversas encontradas. No entanto, faz-se necessário um aprimoramento mais elevado e substancial da concepção da avaliação formativa e progressão continuada, carecendo também rever o papel dos envolvidos: gestão, alunos e famílias no processo avaliativo, tornando assim o processo de avaliação amplamente participativo e democrático. A relação da avaliação com a democratização do ensino está interligada à permanência do aluno na escola, com sucesso, e a qualidade do ensino por meio de um processo contínuo e de um programa de intervenção para a superação das dificuldades detectadas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação diagnóstica | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject.other | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Alunos Avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem no projeto político pedagógico da Escola Estadual Cecília Meireles | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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