Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVQD3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Angela Carmem Abreu Fraga Fonsecapt_BR
dc.creatorNatália Fernanda Lobato de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:18:13Z-
dc.date.available2019-08-13T02:18:13Z-
dc.date.issued2015-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVQD3-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a concepção de avaliação da aprendizagem presente no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Cecília Meireles, verificando se corresponde a organização do ensino em ciclos de aprendizagem. Os objetivos específicos buscam analisar e identificar o processo de avaliação nos Ciclo do Ensino Fundamental e identificar a relação da avaliação com a democratização do ensino, enfatizando o papel do professor e do aluno. A análise iniciou-se por meio de estudo da literatura que tratam dos temas avaliação da aprendizagem escolar, organização do ensino fundamental em ciclos, concepções da avaliação escolar, avaliação da aprendizagem nos Ciclos. Buscou desenvolver análise do tema do projeto, baseado no referencial teórico e na legislação. Quanto ao referencial, aponta os avanços e os pontos necessitados de aprimoramento. Deste modo ficou constatado, que os sistemas de ensino organizado em Ciclos devem ter o foco na concepção da avaliação formativa, no aspecto qualitativo e na adoção do regime de progressão continuada, com objetivo de permitir ao aluno a continuidade ininterrupta de seu percurso escolar. Verificou-se que o projeto de avaliação elaborado pela escola é apresentado como processo contínuo e os resultados permitem a tomada de decisões que busca a superação das dificuldades diversas encontradas. No entanto, faz-se necessário um aprimoramento mais elevado e substancial da concepção da avaliação formativa e progressão continuada, carecendo também rever o papel dos envolvidos: gestão, alunos e famílias no processo avaliativo, tornando assim o processo de avaliação amplamente participativo e democrático. A relação da avaliação com a democratização do ensino está interligada à permanência do aluno na escola, com sucesso, e a qualidade do ensino por meio de um processo contínuo e de um programa de intervenção para a superação das dificuldades detectadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherEscolas Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherAlunos Avaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem no projeto político pedagógico da Escola Estadual Cecília Meirelespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_de_especializa__o_nat_lia_fernanda_lobato_de_abreu.pdf204.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.