Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWPSZ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Indisciplina: um desafio que exige novas ações |
Autor(es): | Núbia Marques Salvador Cunha |
Primeiro Orientador: | Denise França Stehling |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Síria Thébit em relação ao tema Indisciplina um desafio que requer novas ações. O objetivo geral é levantar estratégias que estimulem a corpo docente a refletir e buscar a implementação de uma prática pedagógica envolvente e significativa que favoreça ainda mais, o desenvolvimento psico-sócio-cognitivo dos alunos, diminuindo a indisciplina em sala de aula. Como objetivos específicos pretende criar momentos que propiciem reflexões sobre situações de conflitos em sala de aula e promover a ampliação do conhecimento teórico que o corpo docente tem sobre o tema. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final percebe-se a necessidade de se estabelecer novas relações dentro da escola, revendo papéis e a função de cada sujeito dentro do processo de ensino e aprendizagem, permitindo que um enxergue o outro como co-participantes do processo, atuando em conjunto, sem a ânsia de culpabilizar quem quer que seja. |
Assunto: | Psicologia escolar Escolas Organização e administração Disciplina escolar |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWPSZ |
Data do documento: | 21-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_nubiamarquessalvadorcunha.turma5.pdf | 462.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.