Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXG6P
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O popular e o erudito em Theodor Adorno: a situação da música no contexto da indústria cultural
Authors: Fabiano Leite França
First Advisor: Giorgia Cecchinato
First Referee: Verlaine Freitas
Second Referee: Ulisses Vaccari
Abstract: O objetivo desta pesquisa é explicitar a identidade e as diferenças daquilo que Theodor W. Adorno (1903-1969) compreende por música popular e por música erudita, a partir da justaposição dialética das duas esferas da música, contemplando as relações que estas esferas estabelecem entre si, bem como as relações que a música popular e a música erudita estabelecem com a sociedade, considerando-se o advento da indústria cultural como a instância mediadora destas relações. Para a realização deste empreendimento, far-se-á necessário, primeiramente, examinar os desdobramentos do conceito de indústria cultural, situando-o na qualidade de pressuposto e fundamento da discussão acerca da música. Em seguida, a proposta é delimitar as diferenças estruturais da música popular e da música erudita na concepção de Adorno, enfatizando a questão da padronização como um fenômeno decorrente do modo de produção capitalista absorvido pela indústria cultural. A análise deste fenômeno permitirá esclarecer e distinguir as características da audição que cada uma das duas esferas da música requer, centralizando-se no conceito de pseudo-individuação como um efeito subjetivo necessário da padronização. Por fim, os conceitos de fetiche da mercadoria e de regressão da audição, em sentido análogo (e respectivamente) aos conceitos de padronização e pseudo-individuação, conduzirá à explicitação da situação da música popular e da música erudita, a partir da análise da sua produção e consumo no contexto da indústria cultural.
Abstract: The objective of this research is to uncover the identity and differences of what Theodor W. Adorno (1903-1969) understands by popular music and classical music, from the dialectical juxtaposition of the two spheres of music, contemplating the relationships that develop between these spheres itself as well as the relationships that popular music and classical music have with society, considering the advent of the culture industry as the mediating place of these relationships. To carry out this project, necessary will be done, firstly, examine how the concept of cultural industry, placing it as a premise and foundation of discussion about music. Then, the proposal is to define the structural differences of popular music and classical music in Adorno's conception, emphasizing the issue of standardization as a phenomenon resulting from the capitalist mode of production absorbed by the culture industry. The analysis of this phenomenon will clarify and distinguish the characteristics of hearing that each of the two spheres of music requires, centering on the concept of pseudo-individuation as a necessary subjective effect of standardization. Finally, the concepts of commodity fetish and the regression of listening, to similar effect (and respectively) to the concepts of standardization and pseudo-individualization will lead to clarification of the situation of popular music and classical music, from the analysis of its production and consumption in the context of the cultural industry.
Subject: Indústria cultural
Musica
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXG6P
Issue Date: 28-Nov-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_pdf__vers_o_definitiva_.pdf763.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.