Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3QC9
Type: Monografias de Especialização
Title: O tempo integral na Escola Municipal Professor Paulo Freire e a utilização do seu território
Authors: Wânea Maria Simões Faria
First Advisor: Laisa Kelly Vilanova
Abstract: O presente trabalho, O Tempo Integral na Escola Municipal Professor Paulo Freire e a utilização do seu território, trata da observação relativa à execução do Projeto Escola de Tempo Integral na Escola Municipal Professor Paulo Freire. A Educação Integral pressupõe condições mínimas para um bom funcionamento. É necessário que exista espaço físico adequado e monitores capacitados; exige ainda, que a gestão seja democrática, saiba delegar funções e que tenha uma mentalidade aberta, voltada para a capacitação plena do educando. O espaço físico da Escola deixa a desejar, seja para as situações rotineiras de ensino e mais ainda, quando da realização das atividades do Tempo Integral com os alunos. Os territórios das comunidades adjacentes possuem espaços amplos e apropriados para as atividades desenvolvidas pelo Programa, e que podem ser utilizados para minimizar essa carência da Escola. Ainda se constitui como desafio para a Gestão escolar, bem como para o Conselho Escolar, definir junto à comunidade, quais os locais mais adequados para a realização das oficinas, buscando proporcionar maior segurança, um mínimo de conforto para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores, para que possa atender de forma plena, os objetivos previstos no Projeto Político Pedagógico da Escola.
Subject: Educação integral
Escolas Organização e administração
Escolas de tempo integral
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3QC9
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_wanea_maria_simoes_faria__turma_13__3_.pdf405.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.