Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCH6F
Type: Tese de Doutorado
Title: Sentidos da leitura mediados pela experiência do estágio supervisionado de estudantes da licenciatura em ciências biológicas
Authors: Junia Freguglia Machado Garcia
First Advisor: Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
First Referee: Maria Amélia Dalvi
Second Referee: Mirian do Amaral Jonis Silva
Third Referee: Helder de Figueiredo e Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Francisco Angelo Coutinho
Abstract: Esta tese se insere no diálogo entre as áreas da Linguagem, da Educação em Ciências, da Formação de Professores e do Estágio Supervisionado da Licenciatura, numa perspectiva histórico cultural. Trata-se da análise da própria prática da professora/pesquisadora imbuída pelo desejo de compreender o processo formativo de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas quando orientados a analisar práticas escolares de mediação de leitura durante um dos períodos do Estágio Supervisionado. Investigo os sentidos flagrados nos enunciados orais e escritos de cinco estagiários a partir de duas atividades realizadas no período do Estágio Supervisionado em Ensino II e selecionados para compor o corpus desta pesquisa: (i) as história narradas durante a interação discursiva que se deu no primeiro dia de aula entre os participantes deste encontro professora/pesquisadora e estagiários; (ii) o relatório reflexivo elaborado pelos estagiários, resultante da observação das práticas escolares de leitura. Baseadas especialmente na obra de Bakhtin, Benjamin e Larrosa, a produção e análise dos dados foram orientadas pela interpretação que faço das teorias que compreendem a singularidade dos sujeitos e de suas trajetórias de vida, bem como admitem a formação como processo de transformação proporcionado pela experiência. A pesquisa e a reflexão sobre a prática também são compreendidas como eixos formadores tanto dos estagiários quanto da própria professora-pesquisadora. Nessa perspectiva, este trabalho também se insere no conjunto de pesquisas que se propõem a discutir a construção de uma epistemologia da prática que tem como representantes Tardif e Zeichner. No campo específico da leitura, busco dialogar com pesquisadores os quais me foram apresentados no percurso da elaboração da tese, especialmente, Solé, Geraldi e Kramer. A análise dos dados teve como suporte as teorias que sustentam este trabalho, complementadas pela Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galliazzi. Os sentidos que emergem das análises criam categorias sobre o ato de ler e sobre as práticas escolares de leitura, os quais denotam os modos de ler dos estagiários e conduzem à resignificação do papel mediador do professor de Biologia na utilização de textos de Ciências em sala de aula. O aspecto mais relevante das análises refere-se à indissociabilidade entre as concepções de linguagem, de leitura e de ensino de Biologia, chamando a atenção para a necessidade de professores formadores se engajarem na formação de futuros professores para que eles utilizem a leitura como objeto de ensino na Educação em Ciências.
Abstract: The present thesis regards the the connection between the reserach fields of Reading, Science Education, Initial Formation of Teachers and Training under Supervision on Graduation in cultural and historical perpectives. The research consists in the analysis of the professor/researcher practice prompted by the intent of comprehending the formation process of graduate students of Biological Sciences whose assignment was to assess school practices of reading mediation during a certain stage of the Training under Supervision. The purposes evidenced on the expressions of five different trainees were the subject of the investigation. The results the of activities they developed throughout the Training under Supervision in Teaching II were selected and Consist of the corpus of this research: (i) the accounts brought in the course of the dircursive interaction that took place on the first day of classes between the participants of the conference professor/researcher and trainees; (ii) the report presented by the trainees as a result of the observation oh school practices of reading. Especially based on the work of Bakhtin, Benjamin and Larrosa, the research and the thinking over the practices are considered to be structures on the formation of both trainees as well as that of the professor/researcher. From such perspective, the present work can also be considered as part of the group of other researches which purpose is to discuss the creation of an epistemology of pratice, whose representatives are Tardif and Zeichner. On the particular field of reading, the purpose is to keep a dialogue with other researches whose works were brought into consideration throughout the elaboration of this work, particularly Solé, Geraldi e Kramer. The analysis of the data took into consideration the theories on which this work is based upon complemented by the Textual Dicursive Analysis as proposed by Moraes e Galliazzi. The significance that emerges from the different analysis result in various types regarding the act of reading itself as well as the school practices related to it. Such considerations indicate the tarinees particular reading practices and the acceptance of the mediating role as Biology teachers when making use of Science texts in clasroom environment. The most relevant aspect of the analysis refers to the fact that the conceptions of language, reading and the teaching of Biology are indissociable, therefore stressing the need of having professors more involved on the supervision of teachers undergoing training in order to have the latter making use of reading as subject of teaching also on Science Education.
Subject: Leitura
Educação
Professores Formação
Ciencia Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCH6F
Issue Date: 16-May-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.