Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de ensino médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar
Authors: Leandro Ferreira Santos
First Advisor: Claudio Marques Martins Nogueira
First Referee: Maria Jose Braga Viana
Second Referee: Valéria Freire de Andrade
Abstract: O trabalho apresenta uma análise sociológica das experiências escolares de adolescentes do último ano do Ensino Médio de uma instituição pública, correlacionando ao processo de construção de suas aspirações escolares e\ou profissionais. São discutidos os resultados de um questionário que foi aplicado em dois turnos escolares, grupos focais, além de entrevistas realizadas com professores e uma representante da direção escolar. Investigou-se em que medida variáveis relacionadas intrínsecas à trajetória escolar dos alunos estariam envolvidas no delineamento de suas aspirações e expectativas. O tema de pesquisa surgiu a partir da leitura de alguns estudos sociológicos sobre a escolha dos cursos superiores que, por sua vez, apontavam a forte correlação entre a origem ou posição social dos candidatos e o curso pretendido. Para além destes estudos, outros autores têm contribuído com as discussões, apontando fatores que relativizam a linearidade da relação entre origem e posição do indivíduo e suas projeções de futuro. É neste contexto que a pesquisa se propõe a compreender a importância da experiência escolar nos projetos de vida. De um modo geral, os dados apontam aspectos como desempenho escolar, relação professor aluno, informações disponibilizadas pela escola como fatores importantes na definição de futuro dos alunos.
Abstract: The paper presents a sociological analysis of teenagers school experiences on their senior year on a public high school, correlating with the construction of their educational and/or professional aspirations. The results of a questionnaire that was applied on two different school periods, focal group works, besides teachers and a school board representative interviews are discussed in this paper. It was investigated to what length the variables related to the students school trajectory would be involved on design of their aspirations and expectations. The research theme came up after readings of some sociological studies on the bachelor degree choices, which pointed to a strong correlation between the candidates social position or background and their degree choices. Additionally, other authors have been contributing with this discussion appointing factors, which relativize the linear relation between the individual origin and social position and his projections for the future. It is in this context that this research proposes to comprehend the importance of the school experience on the persons life projects. In general, the data points out aspects such as educational development, student-teacher relations and information given by the school as important factor on the students definitions on their future.
Subject: Educação Finalidades e objetivos
Interesse profissional Testes
Sociologia educacional
Educação
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XCKAD
Issue Date: 28-Apr-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.