Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XEMRU
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Cenário da gestão democrática: diálogos sobre relações de trabalho no âmbito escolar |
Authors: | Rosimeire Maria dos Reis |
First Advisor: | Adriana Andrade Gonçalves |
Abstract: | O presente trabalho teve como intenção realizar um diálogo sobre como as relações de trabalho entre a equipe gestora e demais segmentos no âmbito escolar podem contribuir positivamente no processo de construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico no âmbito da gestão democrática. Ao participar da reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Irmã Raimunda Marques teve-se a oportunidade de repensar as ações e o papel de cada um para a efetivação da gestão democrática dentro das escolas. Para alcançar os objetivos propostos, discutiu-se inicialmente os princípios da gestão democrática, como espaço para participação efetiva no âmbito escolar e por meio da diversidade de ideias e ações que em consenso, afinam as relações de trabalho, as quais são fundamentais para o sucesso de toda ação vivenciada pela escola. Em seguida recorreu-se sobre as relações de trabalho e caminhos da gestão democrática na interface entre a teoria estudada e a realidade vivenciada através da reestruturação do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques. |
Subject: | Professores Participação na administração Gestão democrática Escolas Organização e administração Professores Relações trabalhistas Professores Ambiente de trabalho |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XEMRU |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rosimeire_maria_dos_reis.pdf | 699.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.