Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHMLF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
Autor(es): Roseane Alves de Andrade
primer Tutor: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Resumen: Neste estudo objetivou-se desenvolver discussões sobre o Projeto Político Pedagógico- PPP da E.E. Cecília Meireles, do município de Nova Serrana/MG, a fim de diagnosticar qual o modelo de gestão desenvolvido atualmente nesta escola. A partir da comparação entre os pressupostos do PPP, da prática gestora na escola e das argumentações de alguns teóricos que discutem sobre o assunto, são conceituados os modelos de gestão atualmente descritos em teoria e verificado em que aspectos ocorrem aproximação ou distanciamento do modelo de gestão democrático na escola. O modelo de gestão democrático é considerado como o mais adequado para a gestão de escolas, uma vez que considera opiniões e necessidades dos diversos segmentos escolares. Após análise do PPP, as discussões permitem concluir que, na escola ocorre uma gestão democrática, com participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do PPP, participação do Colegiado Escolar em decisões administrativas e participação do Conselho de Classe em decisões pedagógicas. Aspectos que dificultam a gestão referem-se principalmente à estrutura física inadequada da escola diante da demanda de alunos por ela atendida. Para superação desses obstáculos referentes à estrutura física é preciso planejamento conjunto de aulas e atividades escolares adequadas ao restrito espaço da escola, o que atualmente tem sido realizado.
Asunto: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHMLF
Fecha del documento: 21-mar-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Escolar EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdf181.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.